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Educação básica

Seminário avalia o projeto Escolas Bilíngües de Fronteira

  • Quinta-feira, 27 de julho de 2006, 13h25
  • Última atualização em Quarta-feira, 16 de maio de 2007, 12h26

O Ministério da Educação realiza na próxima segunda-feira, 31, e terça-feira, 1º de agosto, no Hotel Mabu Thermas & Resort, em Foz do Iguaçu, Paraná, um seminário para avaliar o projeto Escolas Bilíngües de Fronteira. A experiência, iniciada há um ano e meio, ocorre em cinco escolas brasileiras da educação básica, nos municípios de Dionísio Cerqueira (SC), Foz do Iguaçu (PR), Uruguaiana, São Borja e Itaqui, no Rio Grande do Sul, e em escolas argentinas na fronteira com estas cidades.

O seminário, coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), terá a participação de 240 professores que desenvolvem o projeto – 200 brasileiros e 40 argentinos –, técnicos dos ministérios do Brasil e da Argentina e especialistas em educação bilíngüe. Segundo a coordenadora-geral de Políticas de Formação da SEB, Roberta de Oliveira, a análise da experiência tem o objetivo de aperfeiçoar o projeto antes de ampliá-lo para outras séries, escolas e países.

Desde sua criação, o intercâmbio lingüístico ocorre na 1ª série do ensino fundamental. Em Uruguaiana e Dionísio Cerqueira, o projeto foi estendido para alunos da 2ª série. O modelo permite a mobilidade de professores: os brasileiros lecionam, uma vez por semana, nas escolas argentinas e os argentinos vêm ao Brasil ensinar espanhol. Devido ao interesse entre os estudantes, professores de história das séries finais do ensino fundamental e de ensino médio também participam.

Experiências – Participam como convidados dirigentes dos ministérios da educação do Uruguai e Paraguai, que apresentarão a experiência em educação básica bilíngüe de seus países, envolvendo as línguas espanhola e guarani. Técnicos em educação do Chile, Venezuela e Colômbia também conhecerão o projeto. O interesse dos países se deve à decisão dos ministros da educação do Mercosul, na reunião semestral do bloco, no dia 24, em Buenos Aires, Argentina, de incluir o projeto Escolas Bilíngües de Fronteira no plano de ação 2006/2010.

Além de concordar em estender a experiência aos integrantes do bloco, o ministro argentino, Daniel Filmus, e o ministro brasileiro, Fernando Haddad, subscreveram documento especial em que se comprometem a avançar na qualificação do projeto com a elaboração de orientações curriculares comuns aos dois países, capacitação bilateral dos professores, confecção de livros didáticos e desenvolvimento de políticas lingüísticas e de ações que favoreçam a consciência cidadã de integração regional.

Ionice Lorenzoni

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
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