Ética e cidadania em discussão nas escolas
Em uma ação conjunta, o Ministério da Educação e a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República realizarão dez seminários regionais para debater ética e cidadania nas escolas. O propósito dos encontros é diminuir os conflitos entre os jovens. Participarão pais, alunos, educadores e membros da sociedade civil.
Entre 1994 e 2004, houve aumento de 64,2% no número de homicídios entre a população jovem. O documento Mapa da Violência dos Municípios Brasileiros, publicado recentemente pela Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação Ciência e Cultura (OEI), revela ainda que os índices de homicídios juvenis no Brasil são os maiores em relação a 65 países pesquisados.
O programa Ética e Cidadania; Construindo Valores na Escola e na Sociedade foi lançado em 2004 para reduzir os conflitos e discutir temas como direitos humanos, convivência democrática e inclusão social. A intenção é fazer a escola participar efetivamente da formação de valores e de padrões de comportamento que assegurem qualidade de vida à sociedade. “Pessoas morrem de fome, brigam no trânsito e jovens são assassinados no fim de semana. Isso é conflito”, salientou a professora Lúcia Lodi, diretora de políticas do ensino médio da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), ao justificar o enfoque do programa.
Uma das atribuições da iniciativa é a formação do Fórum Escolar de Ética e Cidadania nas escolas. Por meio desse mecanismo, alunos, professores e comunidade discutem os conflitos existentes dentro e fora de sala de aula.
De acordo com a professora Erineuda Lima, diretora da Escola Professor Odylo de Brito Ramos, em Teresina, a implementação do fórum teve resultados surpreendentes. “A evasão escolar diminuiu. Além disso, a violência na comunidade está bastante reduzida”, constatou. Na escola piauiense, a comunidade, os pais e os alunos das 15 turmas de quinta à oitava série participaram do fórum. Em todo o Brasil, há dois mil fóruns instalados em escolas que voluntariamente aderiram ao programa.
Material — Além da instauração dos fóruns, o programa distribui materiais sobre o tema a todas as escolas públicas de cidades com mais de cem mil habitantes. Na fase inicial, o Ministério da Educação distribuiu 34 mil kits educacionais a 224 municípios de todo o País.
Este ano, serão distribuídos cinco novos materiais, com a tiragem inicial de 40 mil exemplares. Três são kits educacionais com 96 páginas sobre exclusão e inclusão social, fortalecimento da liderança juvenil e relações étnico-raciais e de gênero. Além disso, as escolas também receberão um livro sobre ética e cidadania e um CD-room.
Ana Guimarães Rosa