Bons índices rendem homenagem a escolas
Alice dos Santos tem sete anos e mora no Novo Gama, município de Goiás, no entorno do Distrito Federal. Alencar Filho, sete anos, mora na Asa Sul, no Plano Piloto de Brasília. Os dois estudam na Escola Classe 314 Sul, uma das 24 escolas públicas do Distrito Federal homenageadas nesta quarta-feira, 8, por se destacarem no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
O índice cruza resultados sobre o aprendizado das crianças em português e matemática com a capacidade da escola de manter os alunos nas séries corretas, de acordo com a faixa etária.
Os diretores dessas escolas receberam a Ordem do Mérito Buriti do ministro da Educação, Fernando Haddad, e do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda. O ministro lembrou da responsabilidade das escolas bem colocadas. Quando uma escola tem um Ideb alto, diz Haddad, ela tem duas responsabilidades: primeiro com ela mesma, em superar seu resultado na próxima Prova Brasil, marcada para novembro. A outra é tornar as boas experiências uma regra, não exceção. “Temos que disseminar essas boas práticas para que no ano que vem não tenhamos 24 escolas, mas as 620 homenageadas” (esse é o número de escolas públicas do Distrito Federal), diz.
Para Arruda, ensino de qualidade se faz com professores e alunos felizes. “Queremos motivar os alunos e professores para chegar aos bons resultados nas escolas. Daqui a pouco tem prova, então vamos nos preparar, vamos estudar”, diz, referindo-se à Prova Brasil.
Na opinião da diretora da Escola Classe 314 Sul, Sandra de Mello, um dos motivos do bom resultado é o envolvimento de toda a comunidade escolar no processo de aprendizagem. “O envolvimento dos pais é primordial. Muitos projetos pedagógicos são definidos com a ajuda deles. Também há o conselho escolar atuante”, explica. Pais, alunos, professores e funcionários tornam-se responsáveis pela gestão escolar. O resultado desse comprometimento se reflete na sala de aula. “As aulas são boas, aprendo fácil matemática porque minha professora ensina bem”, conclui o aluno Alencar Filho.
A qualidade do ensino foi o fator decisivo para Alice dos Santos percorrer todos os dias os 35 quilômetros que separam o Novo Gama da 314 Sul. “Minha professora de português é muito boa. É minha matéria preferida. Adoro o livro Chapeuzinho Vermelho.” A Escola Classe 314 Sul obteve 6 no Ideb, nota que o MEC estabeleceu como meta para o Brasil alcançar até 2022.
Gestão compartilhada — Durante a cerimônia, José Roberto Arruda assinou uma mensagem à Câmara Legislativa para apreciação do projeto de lei que propõe a gestão compartilhada nas 620 escolas da rede pública do Distrito Federal, a partir de 2008.
A escolha do diretor pela comunidade escolar marca o início da mudança para elevar a qualidade na gestão escolar. A permanência no cargo dependerá do cumprimento de metas, entre as quais a melhoria da posição da escola no Ideb. Além disso, o governo quer que as escolas tenham orçamento próprio para material de consumo e pequenos reparos. Haverá também uma equipe permanente de avaliação das escolas e reorganização dos currículos.
As medidas pretendem, até 2010, redução anual de 5% na taxa de reprovação e na distorção idade e série, além de aumento de 5% nas taxas de conclusão dos estudos e dos índices de rendimento escolar nas avaliações nacionais.
Manoela Frade