Prova Brasil: teste aborda português e matemática
A Prova Brasil começou a ser aplicada segunda-feira, 5, e vai até dia 20. Os sistemas de ensino estão preparados para receber as provas até a próxima semana, por isso, a Prova Brasil não está sendo feita simultaneamente em todo o Brasil.
Até agora, o Distrito Federal está à frente dos outros estados. Conseguiu aplicar a prova em quase um quarto das turmas participantes e deve concluir até o final desta semana. A rede estadual de São Paulo também deve fechar esta semana, mas alguns municípios ficaram para a semana que vem, informa o coordenador de avaliação da educação básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Amauri Gremaud.
Uma empresa contratada é a responsável pela aplicação. São os profissionais que entraram em contato com as escolas e marcaram a data e os horários da prova. “A aplicação foi combinada com cada secretaria estadual de educação, por isso, alguns municípios e estados receberão a prova na próxima semana”, explica Gremaud.
Prova — Cada aluno terá no máximo duas horas e meia para responder às questões de múltipla escolha. Nem sempre os alunos responderão às mesmas questões. Ao todo, foram confeccionados 21 tipos diferentes de cadernos de prova para cada série, sendo que cada aluno responderá a apenas um caderno de prova. Cada caderno é constituído por quatro blocos, sendo que dois são destinados a respostas de língua portuguesa e os outros dois abordam questões de matemática. Os alunos de 4ª ou 5ª série responderão a 22 itens de português e outros 22 itens de matemática. Já os estudantes de 8ª ou 9ª série responderão a 26 itens de português e 26 de matemática.
Manoela Frade
- Conheça o ambiente virtual da Prova Brasil