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Educação básica

Sai lista dos vencedores do Prêmio Ciências

  • Quinta-feira, 20 de dezembro de 2007, 17h03
  • Última atualização em Sexta-feira, 21 de dezembro de 2007, 17h34

Saiu nesta quinta-feira, 20, o resultado do 3º Prêmio Ciências no Ensino Médio, que avalia projetos escolares exemplares e inovadores de investigação científica, feitos por alunos do ensino médio da rede pública de ensino, nas diferentes áreas do conhecimento: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; e linguagens, códigos e suas tecnologias.

A edição deste ano premia, em dinheiro, as escolas selecionadas em três categorias: estadual (R$ 25 mil), regional (R$ 40 mil reais) e nacional (R$ 60 mil). O valor repassado às escolas terá de ser investido no fortalecimento das ações pedagógicas de fomento à iniciação científica e de disseminação dos conhecimentos elaborados no contexto escolar.

Na categoria nacional, o projeto selecionado entre as escolas estaduais e municipais foi o Repensando Picuí, da Escola Estadual Professor Lordão, situada no município de Picuí (PB). Entre as escolas da rede federal, na mesma categoria, o vencedor foi o projeto Aproveitamento de um Resíduo da Agroindústria da Soja, o Okara, na Elaboração de Barra de Cereal Isenta de Glúten, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis (RJ).

A entrega dos prêmios será no dia 18 de abril de 2008, durante a Conferência Nacional de Educação Básica e a 2ª Feira Nacional de Ciências da Educação Básica, promovidas pelo MEC, que ocorrerão no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Cada escola selecionada será representada pelo seu diretor ou diretora e por um aluno e um professor envolvidos na implementação do projeto vencedor.

Além do prêmio em dinheiro, as escolas vão ganhar certificados expedidos pelo Ministério da Educação, atestando a premiação. Todas as escolas inscritas no concurso receberão certificados de participação.

Para o coordenador do prêmio, Pedro Neto, o papel da premiação é motivar os alunos na formação científica. “Alguns aspectos interessantes desse trabalho são a interdisciplinariedade e a abertura para o envolvimento de toda a comunidade escolar”, destaca. Segundo ele, a 3ª edição chamou a atenção pela participação efetiva das secretarias estaduais de educação, que ficaram responsáveis pela pré-seleção dos projetos.

Prêmio ― O prêmio é destinado a escolas das redes federal, estadual, distrital e municipal, com mais de 100 alunos matriculados no ensino médio. O objetivo é estimular as práticas de investigação científica nas escolas das redes públicas, valorizar as escolas que se destacam por experiências inovadoras e bem-sucedidas e incentivar o desenvolvimento de projetos escolares de investigação científica nas diversas áreas do conhecimento.

Este ano, 263 escolas se inscreveram, sendo 252 das redes públicas estadual e municipal e 11 da rede federal de ensino. O resultado do prêmio por categoria já está disponível.

Letícia Tancredi

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
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