Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Especialistas debatem educação básica
Início do conteúdo da página
Educação básica

Especialistas debatem educação básica

  • Terça-feira, 12 de fevereiro de 2008, 13h52
  • Última atualização em Quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008, 12h43

Representantes dos 26 estados e do Distrito Federal estão reunidos na tarde desta terça-feira, 12, no Ministério da Educação, para discutir a realização da Conferência Nacional de Educação Básica, que ocorrerá em abril, em Brasília. Cada um dos representantes – são 27 – coordenou a realização de uma conferência em sua região. A partir dos debates realizados em cada estado e das discussões desta tarde, será formulado o documento base que norteará as discussões da conferência nacional.

“Este encontro também possibilita que os coordenadores tomem conhecimento dos documentos síntese de cada estado”, explica o secretário executivo-adjunto do MEC, Francisco das Chagas Fernandes. No documento síntese, estão sistematizadas as demandas e considerações de cada conferência local.

O coordenador da conferência de Alagoas, José Neílton Alves, ressaltou que o ponto mais discutido em seu estado foi a valorização dos trabalhadores da educação. “Queremos um piso salarial para todas as categorias da educação e uma jornada de trabalho de 30 horas para professores”, resumiu.

Em Pernambuco, um tema bastante debatido foi a democratização da gestão nas escolas. “A democratização passa pelo compartilhamento da gestão entre estados e municípios e pela participação de pais e da comunidade no dia-a-dia da escola”, disse a coordenadora da conferência no estado, Zélia Porto.

De acordo com Chagas, no encontro desta terça-feira os coordenadores terão oportunidade de trocar experiências e eventualmente aprimorar seu documento síntese. “Cada coordenador sairá do MEC com o documento base em mãos para que todos venham preparados à conferência nacional”, informou Chagas.

Conferência Nacional da Educação Básica: O encontro busca discutir a educação brasileira com todos os setores ligados à educação básica, a fim de melhorar o ensino e promover o efetivo aprendizado em sala. Os principais temas do encontro em Brasília serão o sistema nacional de educação e o regime de colaboração entre governos. A conferência nacional deve receber entre 1 mil e 1,5 mil representantes dos estados e do Distrito Federal.

Maria Clara Machado

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página