Conselho da Educação Básica reúne-se em março
A próxima reunião do Conselho Técnico Científico (CTC) da Educação Básica, instalado nesta quinta-feira, 14, deverá acontecer em 5 ou 12 de março, em Brasília. E para agilizar as atividades, o Ministério da Educação se comprometeu a enviar aos 30 conselheiros, dentro de dez dias, uma proposta de calendário de reuniões para o período de março a dezembro de 2008 e sugestões de pauta para cada data.
Um dos temas que deverão dominar o encontro de março é o sistema nacional de formação de professores, que por enquanto é uma idéia genérica. Essa questão, uma vez definida, vai orientar os debates e a busca de caminhos para os desafios que têm os governos federal, estaduais e municipais.
Para subsidiar as tarefas dos educadores, especialistas, professores, dirigentes que integram o CTC, o ministério se comprometeu a encaminhar, na próxima semana, uma série de documentos e dados estatísticos sobre a educação nacional. Entre esses materiais estão os dados do Educacenso, que é o censo escolar individualizado feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2007; estatísticas sobre as licenciaturas e demanda de professores da educação básica preparadas pelo Inep; a estrutura, funcionamento, metas do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), que é de responsabilidade da Secretaria de Educação Superior; todos os dados do Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência (Pibid), sob a responsabilidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior (Capes); o que é e como funciona a Universidade Aberta do Brasil (UAB), que passa para o âmbito da Capes.
O Conselho Técnico-Científico da Capes é composto por 30 membros, sendo dez do Ministério da Educação e 20 especialistas de universidades, entidades e organizações educacionais.
Ionice Lorenzoni
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