Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes > Pós-graduação > Projeto amplia financiamento à pesquisa acadêmica
Início do conteúdo da página
Educação superior

UFSC tem novo reitor

  • Sexta-feira, 09 de maio de 2008, 08h49
  • Última atualização em Terça-feira, 13 de maio de 2008, 13h57

O ministro da Educação, Fernando Haddad, empossou nesta sexta-feira, 9, o reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Álvaro Prata. Eleito em novembro do ano passado, Prata teve a nomeação publicada no Diário Oficial da União em 15 de abril último.

“É um grande desafio estar à frente de uma universidade pública, ainda mais em um momento como este, de expansão e reestruturação. Estamos entusiasmados com as propostas que oferecemos à sociedade por meio do Reuni”, afirmou Prata, referindo-se ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais.

O ministro ressaltou a missão do reitor de dar seqüência às ações já em curso e agregar novas, como a formação de professores para a educação básica. Falou também sobre a lei de incentivo à pesquisa, que alia a pós-graduação ao mundo do trabalho. “A nova Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) assumiu a coordenação dessas iniciativas, mas a execução é tarefa da própria universidade”, ressaltou Haddad.

Álvaro Prata é graduado em engenharia mecânica e em engenharia elétrica pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre pela UFSC e doutor pela University of Minnesota, ambos os títulos em engenharia mecânica, está há 29 anos na UFSC e atua tanto na graduação quanto na pós-graduação, com a coordenação de projetos de ensino, pesquisa e extensão. De sua autoria, já foram publicados 218 artigos científicos em periódicos e anais de congressos.

Prata orientou 38 dissertações de mestrado e 18 teses de doutorado. De 2000 a 2004, foi pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UFSC e ocupou a presidência do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições de Educação Superior. É pesquisador reconhecido com a comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico, dirigida a personalidades que se distinguem por relevantes contribuições à ciência.

Letícia Tancredi

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página