Bolsistas debatem acesso à universidade
Estudantes universitários do Rio Grande do Sul debaterão neste sábado, 28, em Canoas, formas de ampliar o acesso democrático ao ensino superior, a partir de iniciativas como a do Programa Universidade Para Todos (ProUni). O 1º Encontro Nacional dos Estudantes do ProUni no Rio Grande do Sul contará com a participação do ministro da Educação, Fernando Haddad. O evento ocorrerá na Universidade Luterana do Brasil, no campus de Canoas.
Os participantes do encontro pretendem entregar uma carta ao ministro com sugestões para ampliar o número de bolsas do ProUni e com medidas para apoiar a continuidade dos estudos de alunos de baixa renda nas universidades.
“Vamos sugerir medidas como o aumento do valor do auxílio-permanência para os bolsistas e a criação do auxílio-transporte”, adianta o vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) no estado, Mateus Fiorentini. De acordo com ele, os estudantes também pedem ajuda para a compra de material didático e a expansão de bolsas de iniciação científica.
O ProUni oferece bolsas a alunos de baixa renda em universidades privadas de todo o país. Só no Rio Grande do Sul, há cerca de 35 mil bolsistas. Apenas no primeiro semestre de 2008, foram oferecidas 5,4 mil bolsas.
Para discutir acesso e permanência de mais estudantes nas universidades gaúchas, a UNE do Rio Grande do Sul, que organiza o encontro, espera a participação de 1,5 mil estudantes, entre bolsistas e não bolsistas do ProUni no estado, além de alunos do movimento secundarista e do movimento hip hop.
Maria Clara Machado