Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Bolsistas debatem acesso à universidade
Início do conteúdo da página
Educação superior

Bolsistas debatem acesso à universidade

  • Sexta-feira, 27 de junho de 2008, 12h31
  • Última atualização em Terça-feira, 01 de julho de 2008, 07h29

Estudantes universitários do Rio Grande do Sul debaterão neste sábado, 28, em Canoas, formas de ampliar o acesso democrático ao ensino superior, a partir de iniciativas como a do Programa Universidade Para Todos (ProUni). O 1º Encontro Nacional dos Estudantes do ProUni no Rio Grande do Sul contará com a participação do ministro da Educação, Fernando Haddad. O evento ocorrerá na Universidade Luterana do Brasil, no campus de Canoas.

Os participantes do encontro pretendem entregar uma carta ao ministro com sugestões para ampliar o número de bolsas do ProUni e com medidas para apoiar a continuidade dos estudos de alunos de baixa renda nas universidades.

“Vamos sugerir medidas como o aumento do valor do auxílio-permanência para os bolsistas e a criação do auxílio-transporte”, adianta o vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) no estado, Mateus Fiorentini. De acordo com ele, os estudantes também pedem ajuda para a compra de material didático e a expansão de bolsas de iniciação científica.

O ProUni oferece bolsas a alunos de baixa renda em universidades privadas de todo o país. Só no Rio Grande do Sul, há cerca de 35 mil bolsistas. Apenas no primeiro semestre de 2008, foram oferecidas 5,4 mil bolsas.

Para discutir acesso e permanência de mais estudantes nas universidades gaúchas, a UNE do Rio Grande do Sul, que organiza o encontro, espera a participação de  1,5 mil estudantes, entre bolsistas e não bolsistas do ProUni no estado, além de alunos do movimento secundarista e do movimento hip hop.

Maria Clara Machado

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página