Premiação destaca excelência científica de professores da UFF
Reconhecer e valorizar os talentos da Universidade Federal Fluminense é o intuito do 1º Prêmio UFF de Excelência Científica que será realizado no dia 9 de julho, em Niterói. A iniciativa é fruto da percepção da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) acerca dos inúmeros profissionais de alto nível científico presentes na universidade. A premiação tem o objetivo de reconhecer e identificar esses talentos e projetá-los dentro e fora da instituição.
O 1º Prêmio será concedido ao professor Paulo Rangel Rios, agraciado com o Prêmio Humboldt, honraria concedida pela Fundação Alexander Humboldt da Alemanha a pesquisadores de todos os países que se destacaram internacionalmente em suas áreas de atuação. Na ocasião, também serão homenageados os 51 pesquisadores contemplados com bolsa de produtividade do CNPq em 2009.
As indicações são livres e devem ser feitas à Proppi. Os vencedores serão escolhidos por um júri externo de mérito amplamente reconhecido e que será revelado no dia da premiação. Neste primeiro ano, o prêmio será conferido em julho e em novembro. “Pretendemos elevar a autoestima dos pesquisadores da universidade e mostrar aos órgãos de fomento à pesquisa que temos profissionais muito bem qualificados”, explicou o pró-reitor da Proppi, professor Antônio Cláudio Lucas da Nóbrega.
O professor Paulo Rangel Rios é engenheiro metalúrgico, especializado em materiais. Desenvolve suas pesquisas no Núcleo de Modelamento Microestrutural, como professor titular da Escola de Engenharia Industrial e Metalúrgica de Volta Redonda da UFF. Com mais de 120 artigos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais, lançou em 2007, com Ângelo Fernando Padilha, o livro Transformações de fase, considerado um marco em seu campo de atuação.
A premiação será às 18h, no Teatro da UFF, Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí, Niterói. A cerimônia tem entrada franca.
Assessoria de Imprensa da UFF