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Integração

Docentes africanos criam livro sobre prática do aprendizado

  • Sexta-feira, 25 de setembro de 2009, 15h38
  • Última atualização em Sexta-feira, 25 de setembro de 2009, 15h42

A criação de um livro com 96 histórias pessoais sobre o aprendizado da leitura e da escrita é destaque do curso de formação em língua portuguesa e matemática para professores de Cabo Verde, Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. A coleção foi produzida entre 21 de julho e 14 de agosto, em Fortaleza, onde os educadores africanos fizeram o curso ministrado pelo Instituto UFC Virtual, da Universidade Federal do Ceará.


Yvanowik Dantas Valério, coordenador da formação, explica que depois de estudar como as crianças aprendem a ler e a escrever, os educadores relataram suas experiências e depois as escreveram. O conjunto das histórias formou um livreto que foi impresso pelo Instituto UFC Virtual e entregue aos professores.


Da oficina de leitura da canção, onde analisaram canções de seus países e do Brasil – textos e melodias – também surgiu um produto, diz o professor Yvanowik. A primeira idéia era criar canções, mas os professores não ficaram nisso. “Eles foram ao estúdio e gravaram um CD”, segundo o coordenador. O CD também foi reproduzido e levado para as escolas africanas onde eles lecionam. Criaram também jogos para o ensino da leitura, da escrita e de matemática, tendo por base a cultura dos países de origem.


Na avaliação do coordenador-geral de tecnologias da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, Cláudio Fernando André, o curso motivou muito os professores dos cinco países. Ele destaca o contato dos docentes com a cultura brasileira, a oportunidade de conhecer outras experiências de ensino-aprendizagem, a observação de como acontece a aplicação do Acordo Ortográfico entre os países por eles representados e pelo Brasil. “Foi uma imersão não só nas atividades curriculares, mas, principalmente, na cultura brasileira”, de acordo com Cláudio André.


Integração – O Programa Linguagem das Letras e dos Números é uma ação governamental que faz parte do processo de integração do Brasil com os países africanos de língua portuguesa. A proposta é socializar informações, trocar experiências, oferecer materiais desenvolvidos nas escolas brasileiras para que cada país crie projetos próprios.


Os cursos foram ministrados por educadores das universidades federais do Ceará (UFCE) e do Rio Grande do Sul (URGS) e da estadual de Campinas (Unicamp), sob a coordenação é do Instituto UFC Virtual, da UFCE, com recursos dos ministérios da Educação e de Ciência e Tecnologia. A formação compreende 192 horas, sendo 144 horas de estudos acadêmicos e 48 horas de atividades culturais.


Em outubro, um professor do Instituto UFC Virtual terá um encontro com os professores em Cabo Verde para planejamento de atividades e em julho e agosto de 2010 acontecerá, também em Cabo Verde, a última parte da formação presencial.

Ionice Lorenzoni

Programa linguagem das letras e nos números

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