Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Acompanhamento de frequência escolar é o melhor desde 2004
Início do conteúdo da página
Educação superior

Federal da Bahia adere ao Sisu com Enem para todos os cursos

  • Quinta-feira, 20 de junho de 2013, 15h19
  • Última atualização em Sexta-feira, 21 de junho de 2013, 11h37
A partir do próximo ano, a nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será a única forma de ingresso em todos os cursos de graduação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Em reunião realizada na quarta-feira, 19, o Conselho Acadêmico de Ensino (CAE) da instituição decidiu também aderir ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação.

Desde 2009, a UFBA usa o Enem como prova de seleção para bacharelados interdisciplinares — humanidades, saúde, artes e ciência e tecnologia. No vestibular deste ano, a instituição adotou a nota do Enem para a primeira fase dos cursos de progressão linear — licenciatura, bacharelado e formação profissional, tradicionalmente oferecidos —, mas manteve processo seletivo próprio para a segunda etapa.

 

Os cursos que requerem comprovação de habilidade específica podem ter avaliação adicional, o que ainda será analisado pela instituição. O processo seletivo da UFBA pelo Sisu será especificado em edital a ser publicado oportunamente.

 

Chamada — O Sisu seleciona estudantes, com base nas notas obtidas no Enem, para o preenchimento de vagas em instituições públicas de educação superior. Na próxima terça-feira, 25, termina o prazo para os convocados na primeira chamada da edição deste segundo semestre providenciarem a matrícula na instituição que os selecionou. Caso não façam a matrícula perdem a vaga.

 

Os selecionados com base na segunda opção de curso ou que não atingirem a nota mínima em nenhum dos dois cursos escolhidos no momento da inscrição podem permanecer no sistema e aguardar a segunda chamada, em 1º de julho. Nesse caso, os convocados farão a matrícula no período de 5 a 9 do mesmo mês.

 

Quem não for convocado em nenhuma das duas chamadas deve aderir à lista de espera, entre 1º e 12 de julho. A convocação dos selecionados, de acordo com o cronograma, ocorrerá em 17 de julho.

 

Nesta segunda edição de 2013, a oferta chegou a 39.724 vagas em 1.179 cursos, oferecidos por 54 instituições de educação superior públicas integradas ao sistema. As inscrições foram encerradas no dia 14 último.

 

Assessoria de Comunicação Social

Assunto(s): Educação superior
X
Fim do conteúdo da página