Redação leva universitários à França
Os estudantes de graduação das universidades, centros universitários e faculdades de todo o Brasil têm menos de um mês para participar do concurso Educação: importante ou prioritária? Os universitários interessados devem enviar as redações até o dia 15 de novembro. Os autores das cinco melhores viajarão para Paris.
As 100 redações selecionadas irão compor um livro em português, inglês e francês. A publicação, com os pensamentos dos universitários, será levada por uma comissão de estudantes para a direção-geral da Unesco, em Paris. Dentre as 100 redações finalistas, serão escolhidas 20, e seus autores serão chamados para realizar uma nova redação, assistida, no dia 26 de abril de 2006, no Rio de Janeiro. O tema será informado na hora. Entre estes serão selecionados os cinco premiados.
A viagem do grupo terá a duração de cinco pernoites, com passagem aérea e hospedagem com café da manhã. Cada estudante receberá uma ajuda de custo de 30 euros por dia (total de 150 euros). Esses universitários deverão participar da programação oficial do concurso no Brasil e na França.
Os textos devem ter o mínimo de 20 e o máximo de 40 linhas, podendo ser em prosa, verso, ensaio ou crônica. No julgamento serão considerados: criatividade, conteúdo, originalidade, clareza no desenvolvimento do tema e a correção do texto.
A redação deve conter o nome do autor, instituição de ensino, curso, período, endereço postal completo (residencial), telefone de contato e e-mail.
O concurso é uma iniciativa da Folha Dirigida e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com o apoio do Ministério da Educação, e tem o objetivo de levar os universitários brasileiros a refletirem sobre temas universais. Confira o regulamento.
Os textos podem ser enviados pelo correio eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelos Correios, no endereço Promoção Educação, Rua do Riachuelo, 114 - Centro - Rio de Janeiro (RJ), CEP 20230 -014 ou por fax (21) 3233-6233.
Repórter: Sandro Santos