Ministério da Defesa seleciona universidades para o Rondon
As universidades públicas e privadas interessadas em participar da Operação Amazônia 2006 do Projeto Rondon podem se candidatar até o dia 31 de outubro. Para se inscrever, é preciso elaborar um plano de trabalho, com ações nas áreas de cidadania, bem-estar, desenvolvimento local sustentável e gestão pública. É necessário cumprir outras obrigações, como indicar, em ordem de prioridade, os municípios onde a universidade deseja atuar.
O Ministério da Educação é membro nato do Projeto Rondon e faz parte do Comitê de Orientação e Supervisão. A coordenação-geral é do Ministério da Defesa, que divulgará em sua página eletrônica, no dia 22 de novembro, a relação das instituições de ensino superior (IES) habilitadas a participar. Até 12 de janeiro, as IES selecionadas indicarão a composição de suas equipes e, em fevereiro, inicia-se a operação.
Reativado no atual governo, em 2004, o Projeto Rondon chegou em janeiro deste ano a 13 municípios do estado do Amazonas, com a participação de 200 universitários. A segunda operação ocorreu este mês, com outros 200 estudantes realizando atividades em seis municípios do Acre. Nesta etapa, o Projeto Rondon chegará a 40 municípios do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Serão organizadas 80 equipes, com 640 rondonistas (240 dos estados onde ocorrerá a operação e 400 das demais regiões do Brasil). Duas IES trabalharão na mesma localidade com o objetivo de permitir a troca de experiência entre acadêmicos de diferentes regiões.
No MEC, funciona o núcleo de atividades do Projeto Rondon, ligado à Secretaria de Educação Superior (SESu). “A iniciativa de retomar o Rondon tem alto alcance social, sobretudo de cidadania, pois coloca os estudantes numa nova realidade brasileira, a da Amazônia, uma região carente”, explica o coordenador do núcleo, José Leite Saraiva.
Em cada operação, os universitários e seus professores passam de 15 a 20 dias desenvolvendo um plano de trabalho. Após tomar conhecimento daquela realidade, fazem um diagnóstico das necessidades locais e sugestões de ações que serão submetidas aos governos federal, estadual e municipal. Outras informações pelos telefones (61) 3312-9038, 3312-9003, 3312-8807 (Ministério da Defesa) ou (61) 2104-9909 (SESu/MEC).
O anexo A do convite para a Operação Amazônia 2006 explicita as questões logísticas como transporte, alojamento, alimentação, saúde e seguro de vida dos participantes (estudantes e professores).
Toda a documentação deve ser entregue pelos Correios, em envelope lacrado, endereçada ao Ministério da Defesa (Secretaria de Estudos e Cooperação, Comissão de Avaliação de Propostas do Projeto Rondon, Operação Amazônia 2006) - Esplanada dos Ministérios, Bloco Q, 9o andar, sala 398, Brasília (DF), CEP 70049-900.
Repórter: Susan Faria