Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > MEC destina R$ 30,7 milhões à educação básica de municípios no Triângulo Mineiro
Início do conteúdo da página
Educação superior

Termina greve na Federal do Rio Grande do Sul

  • Quinta-feira, 24 de novembro de 2005, 12h23
  • Última atualização em Quarta-feira, 16 de maio de 2007, 09h42

Após três meses de paralisação, os servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) voltam ao trabalho nesta quinta-feira, 24. A decisão foi tomada durante assembléia na Faculdade de Educação, que terminou com votação apertada: 82 a 76. Há estimativa de que 55% dos dois mil trabalhadores tenham aderido à paralisação, segundo dados da associação dos servidores.

A coordenadora-geral da associação, Bernadete Menezes, disse que o retorno ao trabalho não significa o fim do movimento. “Sofremos o desgaste de uma greve de três meses e conquistamos quase nada”, avaliou a dirigente.

Um dos principais impasses se referia à segunda etapa do plano de carreira. Na última proposta apresentada, o Ministério da Educação se comprometeu a implantá-la em janeiro, como acertado nas negociações do ano passado. Chegou a propor pagamento a partir de maio de 2006. Conforme Bernadete, a segunda etapa do plano e a formação de grupo de trabalho para discutir os cargos foram os únicos avanços.

A pressão para poder alcançar a terceira reivindicação, que tratava da incorporação do vencimento básico complementar, acabou não atendida. “Com isso, cerca de 30% da categoria não teve reajuste neste ano e nem terá em 2006”, afirmou Bernadete.

Fonte: Correio do Povo

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página