Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Estudantes testam conhecimentos de ciências e matemática no segundo dia de provas
Início do conteúdo da página
Enem 2017

Estudantes testam conhecimentos de ciências e matemática no segundo dia de provas

  • Domingo, 12 de novembro de 2017, 16h16
  • Última atualização em Domingo, 12 de novembro de 2017, 16h21

Rosiele Moura, que está no segundo ano do ensino médio, pretende usar o tempo disponível para revisar as respostas, tirar dúvidas e marcar o cartão com muita atenção (Foto: Luís Fortes/MEC)
O segundo e último dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 começou de forma tranquila para milhares de jovens. Neste domingo, 12, o restante dos alunos que permanece realizando os testes chegou cedo aos 12.432 endereços de aplicação das provas em todo o Brasil, cujos portões foram abertos pontualmente às 12h. 

Passada a primeira etapa das avaliações, no domingo passado, quando os estudantes testaram os conhecimentos de linguagens, códigos e suas tecnologias, além de ciências humanas e suas tecnologias e redação, chegou a vez das provas de matemática e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias.

A estudante Rosiele Moura, 20, do segundo ano do ensino médio, saiu com antecedência de sua residência, na Cidade Ocidental, entorno do Distrito Federal, e chegou bem antes que fossem abertos os portões da Universidade Paulista (Unip), na Asa Sul. Ela realiza o Enem pela primeira vez e sonha em ingressar no curso do direito.

“Moro distante e preferi sair cedo de casa para aguardar a abertura dos portões com calma. Hoje, o tempo de aplicação das provas é menor e precisamos estar concentrados para resolver mais rápido as questões. Vou usar todo o tempo disponível para revisar as respostas, tirar dúvidas e marcar o cartão com muita atenção”, disse.

Sobre o primeiro dia do Enem, Rosiele contou que não sentiu dificuldade nos testes e destacou a importância da redação – Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil. “O tema foi uma escolha muito importante, o debate sobre inclusão no Brasil deve ser fortalecido. Acho que consegui organizar as ideias com coerência e construir um bom texto”, ressaltou.

Tentando o Enem também pela primeira vez, o estudante Rodolfo Ventura Oliveira, 15, mostrou ânimo renovado neste segundo dia de avaliações. Aluno do primeiro ano do ensino médio, ele disse que espera um desempenho melhor neste último dia de testes. A razão é simples, segundo ele: Rodolfo prefere as matérias com números.

Rodolfo Ventura Oliveira, que prefere as ciências exatas, mostrou ânimo renovado no segundo dia. Ele está no primeiro ano do ensino médio (Foto: Luís Fortes/MEC)

“O primeiro dia não chegou a ser difícil, mas eu não sou uma pessoa que tenha facilidade em matérias de humanas, não é minha área favorita. Hoje, acredito que posso ter um desempenho melhor, pois gosto das matérias com números e cálculos. Não chutei nenhuma questão no primeiro dia e acho que hoje farei provas com mais objetividade”, disse.

Para Rodolfo, a mudança na aplicação das provas para dois domingos, proposta pelo Ministério da Educação, foi outro ponto importante que, de acordo com ele, ajuda os estudantes no desempenho do Enem. “Essa mudança para dois dias de provas foi boa, inclusive em relação à questão da diversidade religiosa, pois tenho amigos judeus que não fariam as provas em dia de sábado”, completou.

Assessoria de Comunicação Social 

Assunto(s): Enem
X
Fim do conteúdo da página