Encerrada a expedição Conhecendo a Amazônia
O presidente da República recebeu nesta terça-feira, 25, os 45 estudantes do Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Surititle, Venezuela e da Guiana Francesa que realizaram a expedição Conhecendo a Amazônia – A OTCA e a Juventude – Caminhos de Orellana. A viagem repetiu a rota realizada pelo espanhol Francisco de Orellana ao longo do curso do rio Amazonas, no século XVI (1541 e 1542). Trechos da expedição foram percorridos por terra, rios e pelo ar, passando pelo Equador, Peru, Colômbia e Brasil.
Para o ministro da Educação, Fernando Haddad, os objetivos da expedição se inserem em uma política brasileira de integração do Brasil com os países sul-americanos. No caso dos países que têm fronteira com a floresta amazônica, explica Haddad, é essencial criar uma mentalidade nova em relação a ela – de desenvolvimento sustentável, preservação e exploração econômica mais inteligente.
Conhecendo a Amazônia – O jovem Sérgio Luiz Wermuth, do município de Palmas (TO), foi um dos cinco brasileiros que percorreu a expedição Caminhos de Orellana. Da viagem, Sérgio fez uma redação, com abordagem filosófica sobre a vantagem que o ser humano encontra em destruir a natureza, chamada O Éden e o Pecado. Na opinião do estudante, que está concluindo o terceiro ano do ensino médio, a importância do projeto é que cada país que está com a floresta amazônica dentro do seu limite geográfico tem a oportunidade de mostrar quais são as dificuldades encontradas: “Assim, fica mais fácil resolver questões como desmatamento e exploração imprópria dos recursos naturais”, acredita.
De acordo com a secretária-geral do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), Rosalia Arteaga, a colaboração dos ministérios da educação dos países participantes foi fundamental para o êxito do projeto. Segundo ela, os resultados foram tão positivos que a viagem passará a ser anual: “A expedição, além de promover a integração dos jovens, com o conhecimento mútuo das diferentes culturas, aproxima os países em torno de objetivos comuns de preservação do ecossistema”, avalia.
Seleção – Os expedicionários passaram por um processo de seleção de redações temáticas, que foram enviadas pelas escolas públicas e privadas participantes diretamente ao ministério da Educação de cada país-membro e do território da Guiana Francesa.
Repórter: Cristiano Bastos