Aumenta número de vagas no ensino superior no interior do país
Dez universidades e 48 campi estão sendo criados. A iniciativa amplia o número de vagas e leva o ensino superior ao interior do país. O programa Expandir, realizado pela Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC), tem a participação da comunidade e a parceria das prefeituras municipais, que cedem áreas para a edificação das obras e opinam sobre quais cursos querem e de que forma serão ofertados. O Expandir começou em 2004.
O Ministério oferece os investimentos para pagar os serviços licitados, a contratação de trabalhadores da construção civil e professores e técnicos administrativos, a aquisição de equipamentos e laboratórios. Só para atender à demanda das novas instituições, foram criados 3.840 cargos, dos quais 2.365 para professores e 1.475 para técnicos, além de 120 de direção e 420 funções gratificadas. Na primeira etapa do programa, até 2007, serão oferecidas 30 mil vagas.
O MEC – depois de negociar com o Ministério do Planejamento – já autorizou a realização de concursos destinados à contratação de 24.776 professores e técnicos. Foram liberadas, desde 2003, 9.008 vagas para professores universitários, 1.780 para professores de primeiro e segundo graus e 13.988, para técnicos administrativos.
Até 2010, a expansão deve gerar 125 mil matrículas nas instituições federais, um crescimento de 21,75% sobre 574.584 matrículas (Censo de 2004) da rede federal de ensino superior. Com a expansão e interiorização dessa área de ensino, 17.410 novos alunos já ingressaram nas universidades federais e, até o final de 2007, R$ 712 milhões terão sido investidos no programa. Os primeiros convênios foram assinados em 2005 e o primeiro campus construído pelo Expandir foi o de Garanhuns, em Pernambuco.
“Após dez anos de estagnação, o Plano de Expansão da Rede Federal de Ensino Superior se consolida aliando necessidades e vocações econômicas de cada região”, observa o diretor do Departamento de Desenvolvimento, Manuel Palácios.
Repórter: Susan Faria