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Educação superior

Prêmio incentiva inovação no ensino superior

  • Segunda-feira, 07 de agosto de 2006, 11h12
  • Última atualização em Segunda-feira, 21 de maio de 2007, 09h59

Conscientização da população sobre a importância da conservação da água, igualdade de oportunidade de aprendizagem para pessoas com deficiência visual e conjugação de tratamento psiquiátrico e inserção social são os objetivos dos três trabalhos vencedores do Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério. Eles foram apresentados nesta segunda-feira, dia 7, ao ministro da Educação, Fernando Haddad, em Brasília.

Promovido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), o prêmio seleciona projetos que apresentam propostas inovadoras nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, inovações curriculares na graduação, na pós-graduação e nos cursos seqüenciais, avaliação institucional e modelos de gestão. Segundo o presidente da Abmes, Gabriel Mario Rodrigues, a idéia é premiar trabalhos que possam ser levados a diferentes regiões. “Os programas selecionados têm características de desenvolvimento social”, explicou.

O primeiro colocado, Programa Gota D’Água, promove o uso racional da água por meio de atividades de conscientização de alunos do ensino fundamental e da comunidade. Criado em 2001, pelo Centro Universitário São Camilo, de Cachoeiro de Itapemirim (Espírito Santo), o trabalho é realizado em oito estados e pretende mudar a forma pela qual as pessoas convivem com o consumo de água.

De acordo com a coordenadora do programa, Adriana Penedo, as atividades reduziram em 60% o consumo de água nas escolas que participam do projeto. “Conquistamos essa economia só com a conscientização dos alunos, sem mexer em nenhuma tecnologia”, revelou Adraina. Além disso, o programa foi ampliado para atender a comunidade da região a partir de parcerias com secretarias estaduais, empresas e igrejas. “Desenvolvemos ações locais que podem ser replicadas”, disse.

Matemática — O projeto Ensino de Matemática para Deficientes Visuais por Meio da Utilização do Multiplano, da Faculdade de Ciências Aplicadas de Cascavel (Paraná), ganhou menção honrosa. Coordenado pelo professor Rubens Ferronato, o programa foi elaborado para melhorar as condições de aprendizagem de alunos cegos do ensino médio. “Tinha dificuldades de ensinar a matemática a estudantes cegos, o que foi resolvido com a criação de um material adequado”, explicou Ferronato.

O kit, criado em 2001, facilita o ensino de temas como trigonometria, gráficos, estatística, geometria, tabuada e funções matemáticas. O material é artesanal e produzido pelo próprio professor.

Já o Programa de Atenção Integral ao Paciente Judiciário com Problema Mental, que também recebeu menção honrosa, tem como objetivo promover a reinserção social de infratores com deficiência mental. Desenvolvido em Belo Horizonte, pelo Centro Universitário Newton Paiva, o projeto foi criado há seis anos e atende 266 infratores.

Segundo a coordenadora Fernanda Otoni, a idéia é desenvolver ações de cidadania para melhorar o tratamento de problemas mentais. “Trabalhamos a nova metodologia de saúde mental, integrando a família e resgatando o doente para o convívio com a sociedade”, disse.

Esta é a 13ª edição do prêmio Top Educacional, que oferece R$ 5 mil ao primeiro colocado e R$ 1,5 mil ao segundo e ao terceiro. As inscrições para a edição de 2006 já estão abertas.

Repórter: Flavia Nery

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
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