Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > PDE no Ceará: universidade se interioriza
Início do conteúdo da página
Educação superior

PDE no Ceará: universidade se interioriza

  • Quarta-feira, 23 de maio de 2007, 14h22
  • Última atualização em Quarta-feira, 25 de julho de 2007, 09h56

A expansão universitária ocorrida no estado do Ceará levou 640 novas vagas em universidades públicas para o interior do estado. Os cursos de filosofia, administração, engenharia civil, medicina, nutrição e biblioteconomia estão entre as opções que são oferecidas aos moradores de Juazeiro do Norte, Sobral, Quixadá e arredores. Mais de R$ 18 milhões foram investidos em três novos campi: Cariri/Juazeiro do Norte, Sobral e Quixadá. O investimento proporcionou aos moradores dos municípios e arredores a oportunidade de ingressar em uma universidade pública sem a necessidade de ir para longe de suas famílias.

Na região do Cariri, que compreende oito municípios cearenses, a população é de 502.271 habitantes de acordo com dados do IBGE de 1996. Indicadores educacionais das três principais cidades da região demonstraram que havia uma tendência de crescimento da demanda por vagas no ensino superior. O campus de Cariri/Juazeiro do Norte levou 320 novas vagas da Universidade Federal do Ceará (UFC) para suprir essa demanda por escolarização.

Já no município de Sobral, o curso de medicina já estava implementado. A partir da ampliação das instalações do curso foram oferecidas novas vagas para os cursos de psicologia, odontologia, engenharia elétrica, engenharia da computação e ciências econômicas, com 40 vagas cada. A chegada dos novos cursos no município trouxe, além do desenvolvimento acadêmico, perspectivas de fomento na economia. O lançamento da pedra fundamental das obras ocorreu em fevereiro de 2006, com a presença do presidente Lula. Em Quixadá foi implantado o curso de ciências da computação, mas já foram liberados R$ 1,8 milhão para que outros cursos sejam levados à região. Discute-se a implementação das seguintes habilitações: medicina veterinária, zootecnia, sociologia, pedagogia, fisioterapia, nutrição, licenciaturas em matemática, física, química e biologia. Se forem todos implantados, os cursos irão garantir o ingresso de  440 alunos por ano.

Ana Guimarães

Confira outras notícias da Caravana da Educação

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página