Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > É bola na rede na programação da TV Escola desta sexta-feira
Início do conteúdo da página
Educação superior

Mais de 2,5 milhões de inscrições já foram realizadas no Sisu

  • Quarta-feira, 22 de janeiro de 2020, 20h00
  • Última atualização em Quarta-feira, 22 de janeiro de 2020, 20h11

Sistema do MEC permite que estudantes utilizem a nota do Enem para concorrerem a vagas em instituições públicas de ensino superior

Os estudantes de todo o país não param de acessar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Mais de 2,5 milhões de inscrições já foram realizadas até o momento. O número foi atualizado pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, no final da noite desta quarta-feira, 22 de janeiro. O candidato pode escolher até duas opções de curso das instituições participantes.

Além da quantidade de inscrições, o ministro destacou o número de inscritos, que já chegou a 1.315.000 estudantes. “O sistema está rodando normalmente. Não teve interrupção. [...] Está tudo funcionando”, afirmou o ministro em vídeo publicado em rede social.

Entre meia-noite e 1 hora desta quinta-feira, 22, o Sisu será interrompido para que seja realizada a classificação de todas as inscrições. “Acontece toda noite. É normal e precisa ser feito para ranquear as inscrições. Com isso, os estudantes podem saber as chances de entrar em uma vaga ou em outra”, explicou Weintraub.

O período para inscrições no Sisu fica aberto até as 23h59 de domingo, 26. O Sisu é a principal forma de acessar o ensino superior público com a nota do Ensino Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgada na semana passada.

Para participar da seleção, é necessário não ter zerado a redação na edição de 2019 do exame. Neste semestre, são 237.128 vagas em 128 instituições de ensino superior públicas de todo o país. A inscrição é gratuita e deve ser feita na página do programa na internet.

O sistema seleciona os mais bem classificados em cada curso, de acordo com as notas no Enem e eventuais ponderações, como pesos atribuídos às notas ou bônus. Caso o desempenho do candidato permita o ingresso nos dois cursos, prevalecerá a primeira opção, com apenas uma chamada para matrícula.

A data final de inscrições seria sexta-feira, 24. Com as inconsistências na correção das provas do Enem, o Ministério da Educação (MEC) decidiu dar mais tempo para os estudantes, para evitar prejuízos. Os resultados serão divulgados no dia 28 de janeiro.

Confira abaixo as demais datas:

  • matrícula ou registro acadêmico nas instituições participantes: até 4 de fevereiro;
  • lançamento da ocupação nas vagas pelas instituições participantes: até 7 de fevereiro;
  • manifestação de interesse para constar na lista de espera: até as 23h59 de 4 de fevereiro.

O cronograma foi publicado na edição de 3 de dezembro, do Diário Oficial da União (DOU). O edital completo está na página do Sisu e a retificação com a prorrogação do prazo, na edição do DOU desta terça-feira, 21 de janeiro.

Confira o cronograma dos principais programas do MEC para acesso ao ensino superior

Assunto(s): MEC , educação superior , Sisu
X
Fim do conteúdo da página