Programa beneficia alunos de países pobres
Os cidadãos estrangeiros, com idade entre 18 e 25 anos e com ensino médio completo, que concorrem ao Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) da Secretaria de Educação Superior, já podem consultar a lista dos aprovados. A relação com mais de 780 estudantes, de 28 países, está na página eletrônica da secretaria.
O programa possibilita a cidadãos de países em desenvolvimento, com os quais o Brasil mantém acordos educacionais ou culturais, fazer curso de graduação em instituição de ensino superior brasileira participante do PEC-G. Dos estudantes estrangeiros selecionados em 2007, 74,6% são de países de língua portuguesa do continente africano – Guiné-Bissau, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Angola. O ingresso nas instituições de ensino superior deve acontecer em 2008 e 2009.
Histórico – Até 1967, o programa foi administrado pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE). A partir deste período, começou a ser desenvolvido numa parceria do MRE com o Ministério da Educação. Desde de 2000, o PEC-G já selecionou 4.957 estudantes estrangeiros para diversos cursos de graduação, oferecidos em 87 instituições participantes do programa.
Assessoria de Imprensa da Secretaria de Educação Superior