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Integração linguística

Professores africanos fazem curso de formação no Brasil

  • Terça-feira, 21 de julho de 2009, 18h23
  • Última atualização em Terça-feira, 21 de julho de 2009, 18h23

Professores das redes públicas de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe participam em Fortaleza (CE), até 14 de agosto, de cursos de formação em língua portuguesa e matemática. Os cursos para 96 professores, 48 em cada disciplina, fazem parte do processo de integração do Brasil com os países africanos de língua portuguesa.


A formação, explica Cláudio Fernando André, coordenador-geral de tecnologias da Secretaria de Educação Básica (SEB), inicia um processo que visa a promoção e a realização das olimpíadas de Língua Portuguesa e de Matemática nos cinco países. A proposta é socializar informações, trocar experiências, oferecer os materiais desenvolvidos nas escolas brasileiras para que depois cada país organize as olimpíadas de acordo com cada realidade e cada cultura. Segundo Cláudio André, a iniciativa é uma ação cooperativa que amplia as possibilidades de construção de novos conhecimentos.


A responsabilidade pela formação é de educadores das universidades federais do Ceará (UFCE) e do Rio Grande do Sul (URGS) e da estadual de Campinas (Unicamp). A coordenação é do Instituto UFC Virtual, da UFCE. Os recursos para o transporte, alimentação e hospedagem dos professores são dos ministérios da Educação (SEB e Capes) e de Ciência e Tecnologia (CNPq).


Língua portuguesa – O curso tem duração de 192 horas, sendo 144 horas de estudos acadêmicos e 48 horas de atividades culturais. A parte acadêmica se divide em nove módulos, dos quais quatro são para oficinas de leitura (24 horas), de produção de materiais didáticos (12 horas), de jogos (4 horas) e de projetos (8 horas).


Na parte teórica, os professores de língua portuguesa vão estudar: variedades faladas e normas escritas (18 horas), letramento como prática social (18 horas), educação linguística e biletramento (12 horas), práticas de sala de aula e comunidade escolar (12 horas) e a leitura da canção (12 horas).


Além da formação na sala de aula, os professores farão uma série de visitas de caráter cultural na cidade de Fortaleza. Visitarão, por exemplo, o Teatro José de Alencar e o Centro Cultural Dragão do Mar, além de escolas públicas e particulares para trocar informações. 


Ao final do curso, o Instituto UFC Virtual colocará à disposição dos cursistas um ambiente virtual que será o instrumento de troca de informações. No final deste semestre está prevista a ida de professores brasileiros a Cabo Verde para mais uma etapa de formação presencial. Dos 96 docentes, Cabo Verde tem 80 e os demais países, quatro, sendo dois por disciplina.


O curso de matemática acontece no Hotel Marreiros e o de língua portuguesa, no Hotel Magna, ambos em Fortaleza.


Olimpíadas – O Brasil realiza este ano a quinta Olimpíada de Matemática com 19 milhões de alunos inscritos e em 2010 realizará a segunda Olimpíada da Língua Portuguesa. Em 2008, o Ministério da Educação participou pela primeira vez da Olimpíada de Língua Portuguesa, evento, até então, realizado pelo Cenpec e pela Fundação Itaú Social. Participaram, em 2008, 6 milhões de alunos e 150 mil professores.

Ionice Lorenzoni

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