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Mercosul

Estudantes são escolhidos para mandato no Parlamento Juvenil

  • Sexta-feira, 03 de agosto de 2012, 16h57
  • Última atualização em Sexta-feira, 03 de agosto de 2012, 18h41
Novos integrantes brasileiros do Parlamento Jovem do Mercosul para 2012-2014 se reúnem durante solenidade de posse (foto: João Neto)Tomaram posse nesta sexta-feira, 3, os 26 jovens que representarão o Brasil no Parlamento Juvenil do Mercosul. Vindos de todo o país, 78 estudantes de escolas públicas brasileiras com idade entre 14 e 17 anos estiveram reunidos desde quarta-feira, 1º, para escolher entre si os novos representantes para o período entre 2012 e 2014. A próxima reunião do Parlamento Juvenil do Mercosul já tem data marcada. Será em Medellín, capital da Colômbia, entre os dias 28 e 29 de agosto.

O mandato foi repassado aos novos representantes na manhã desta sexta-feira. A primeira eleição para o parlamento juvenil aconteceu em 2010 e o mandato durou dois anos. Desde então os jovens que participaram do evento promoveram conferências estaduais, participaram de eventos ligados a ações do Ministério da Educação e das respectivas secretarias estaduais de Educação, e também visitaram escolas públicas brasileiras e de países vizinhos.

O envolvimento com as bandeiras levantadas durante o mandato foi tão grande que a jovem cearense Francisca Valkíria Gomes de Medeiros, 19, decidiu por ser educadora. Atualmente ela é estudante de licenciatura em biologia no campus Jaguaribe do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará e deseja exercer a profissão. “Eu me apaixonei por educação e no poder transformador dela. Hoje acredito que só existe um caminho para mudar a realidade e é a educação”, conta.

Quando ingressou no projeto, em setembro de 2010, ela cursava o terceiro ano do ensino médio na escola estadual Eneas Olímpio da Silva, no município cearense de Iracema. Valkíria afirma que os novos representantes terão o mesmo entusiasmo e as ações terão continuidade. “Quando ingressei e durante esses dois anos eu queria contribuir para a educação. Acredito que a semente que a gente plantou vai germinar e eles darão continuidade”, diz.

Politização – Entre os jovens que vivenciaram a experiência de ser parlamentar juvenil, também se destaca o discurso a respeito do crescimento como cidadão e de uma maior politização diante das questões sociais. Esse é o caso de Adão Randerson Barros Lima, 18, que conta já ter interesse por seguir a carreira política. “Participar do parlamento me interessou porque minha cidade é muito pacata, não tem muita ação para politização dos jovens. Antes de conhecer o projeto eu pensava que o Mercosul era apenas um acordo comercial, por exemplo”, conta. Adão, que estuda no Centro de Ensino João Pessoa, em Colinas, no Maranhão, explica que oportunidades na vida pessoal e profissional surgiram devido à participação no parlamento juvenil. “Ele me politizou, abriu portas, tanto que hoje sou candidato a vereador em minha cidade”.

Oportunidades também surgiram para o jovem Cassiano Santana dos Santos, 18. Natural de Lagarto, Sergipe, ele afirma que houve crescimento ao longo destes dois anos. “Para mim era um mundo novo”, define o início das ações no Parlamento Juvenil do Mercosul. “Quando ingressei no parlamento ainda não era muito politizado. Depois realizei atividades que antes considerava impossíveis”, complementa. O estudante participou de outros projetos como o de jovens embaixadores, promovido pela Embaixada dos Estados Unidos, por exemplo.

Cassiano também relata que faz frequentes visitas em colégios do estado para falar sobre a experiência a outros jovens.  “O Parlamento Juvenil do Mercosul incrementou de fato, e muito, o meu perfil acadêmico”, afirma o estudante, que na próxima semana viajará para estudar durante um ano nos Estados Unidos, após participar de um processo seletivo de uma empresa petrolífera inglesa.

O estudante Maicon Prado da Cruz, de Canoas, Rio Grande do Sul, desde pequeno gosta de participar ativamente das questões comunitárias e escolares. Na sétima série do ensino fundamental, por exemplo, ele conta que esteve a frente de uma campanha da escola para arrecadar alimentos a desabrigados pelas chuvas em Santa Catarina. Maicon viu a participação no parlamento como uma oportunidade de entrar em contato com a realidade de países vizinhos. “Conseguimos perceber que apesar de ser países diferentes temos coisas em comum. Tive a oportunidade de visitar escolas no Uruguai e conhecer a realidade de lá”, relata. “Participar do parlamento nos ensinou a ter um outro olhar com relação ao nosso país e aos outros.”   

“É uma oportunidade mais que essencial para o jovem se tornar protagonista”, garante Larissa Quinelli, 19, que estuda Relações Internacionais atualmente. A jovem explica que houve dificuldades ao longo dos dois últimos anos, mas os jovens parlamentares sempre tiveram espírito de grupo e união. “Foi excepcional o trabalho de todos”, diz. Ela relata que participar do projeto propiciou mudanças tanto pessoais como influenciou as escolhas profissionais, como a carreira que escolheu para seguir.

Marcos Coutinho do Nascimento, 18, também afirma que participar do projeto influenciou nas escolhas profissionais. Ele, que já concluiu o ensino médio, já está no segundo semestre do curso de direito. Marcos explica: “Participar do projeto mudou minha vida, foi fundamental. A partir de então abrem-se horizontes, passei a sonhar além, viver além. A gente começa a pensar mais abertamente”, explica. Na manhã desta sexta ele deu uma palestra aos futuros representantes no Parlamento Juvenil. “Tentei motivar os novos selecionados para desempenhar as ações com garra”, diz.

Eleitos – O pernambucano Rafael Beltrão Urtiga, 15, foi um dos 26 jovens eleitos para a próxima etapa do Parlamento Juvenil (2012-2014). Ele conta que conheceu o projeto por meio de uma professora, que o incentivou também na seleção. O estudante deseja ao longo dos próximos dois anos incentivar ações que permitam uma maior integração entre escola, pais e professores. “Desde cedo a educação sempre foi uma preocupação minha”, explica.

A mesma vontade é do jovem Victor Matheus de Lima, 15, de Manaus, que espera que haja uma integração entre todos os novos parlamentares juvenis, assim como ocorreu com a primeira turma.

Os jovens eleitos participam de encontros promovidos pelos países-membros do parlamento e têm como função dialogar e discutir temas ligados à educação, bem como elaborar propostas que abordem temáticas de interesse comum aos países membros.

O Parlamento Juvenil do Mercosul tem como objetivo promover o diálogo entre os jovens dos países participantes e incentivar o protagonismo juvenil. Participam estudantes de Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Colômbia. A composição é renovada a cada dois anos.

Danilo Almeida
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