MEC e Conselho Britânico assinam protocolo para formação de professores
O Ministério da Educação (MEC), a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM/PR), a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir/PR) e o Conselho Britânico (BC) assinam, nesta quinta-feira, 11, um protocolo de intenções cujo objetivo é implementar políticas educacionais para a promoção da igualdade de gênero, raça, etnia e orientação sexual, por meio de ações que visem formar professores e professoras da rede pública de ensino.
O evento, que será realizado na Sala de Atos – 9º andar do edifício-sede do MEC, em Brasília – contará com a presença das ministras Nilcéa Freire, da SPM, e Matilde Ribeiro, da Seppir; do secretário-executivo do Ministério da Educação, Jairo Jorge e de Hector Munro, diretor em exercício do BC Brasil.
Segundo a gerente de Projetos da SPM, Elisabete Pereira, o protocolo prevê atividades como seminários, cursos presenciais e semipresenciais e a elaboração de material didático-pedagógico. O projeto, explica, é conseqüência do Seminário Internacional Educando para a Igualdade de Gênero, Raça e Orientação Sexual, realizado em 30 de novembro e 10 de dezembro passados, em Brasília, com a participação de especialistas brasileiros e do Reino Unido. O projeto-piloto para a formação de professores e gestores da rede pública começará ainda neste semestre letivo nos estados do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Bahia, Rondônia e Mato Grosso do Sul. A carga horária é de 120 horas/aula.
Igualdade – O protocolo de intenções tem por finalidade fortalecer a articulação institucional entre os órgãos do governo e o Conselho Britânico, com o objetivo de implementar políticas educacionais para a igualdade de gênero, raça, etnia e orientação sexual. Conforme a gerente de Projeto da SPM, tais políticas serão postas em prática por meio de ações de formação de professores e professoras, como seminários, cursos presenciais e semipresenciais e a elaboração de material didático pedagógico.
O documento aponta, entre outras, a necessidade de conjugação de esforços na direção da inclusão das temáticas de gênero, étnico-racial e de orientação sexual nos processos de formação de professores nos sistemas públicos de ensino. Também aborda a questão da sensibilização dos professores e gestores de educação em relação aos temas propostos. “As instituições que assinarão o protocolo de intenções assumirão, reciprocamente, o compromisso de atuar de maneira articulada e em parceria, propiciando as condições necessárias para a implementação de atividades conjuntas entre a SPM, o MEC, a Seppir e o CB”, afirma Elisabete.
O papel do MEC, entre outras funções, será desenvolver atividades relacionadas à comunicação social necessária para a implantação e implementação do projeto, participar da capacitação de professores nos municípios selecionados para implantação do projeto, aprovar o conteúdo pedagógico e disponibilizar todo o instrumental tecnológico do ensino à distância.
Parcerias – O Conselho Britânico, principal organização internacional oficial do Reino Unido, desenvolve há quatro anos parcerias com instituições brasileiras, como a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e as coordenadorias da Mulher de Recife e São Paulo, para a promoção de ações educacionais e culturais nos temas gênero, étnico-racial e orientação sexual.
Repórter: Cristiano Bastos