Brasil e Índia assinam acordo na área de educação
Programas de intercâmbio científico, cooperação técnica e missões de trabalho na área de educação e pesquisa serão discutidos na próxima semana entre representantes do governo brasileiro e indiano, em Nova Delhi, Índia. O Ministério da Educação vai firmar acordo de parceria que permitirá a mobilidade entre instituições educacionais dos dois países. No convênio está previsto intercâmbio entre professores, pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação.
Baseado nas necessidades acadêmicas e educacionais do Brasil, o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), Jorge Guimarães, e chefe da missão, fará uma série de reuniões com representantes do governo indiano a partir de segunda-feira, 21, para definir uma agenda conjunta de ações. Jorge Guimarães e o coordenador-geral da Cooperação Internacional da Capes, Benício Schmidt, também conhecerão o trabalho desenvolvido no Conselho Indiano de Pesquisa em Ciências Sociais na Jawaharlal Nehru University.
O novo acordo será assinado na quinta-feira, 24, durante uma reunião geral sobre os resultados da missão brasileira. O intercâmbio deverá ocorrer em dez áreas, entre elas, matemática, engenharias, ciência da computação, biotecnologia, saúde e desenvolvimento sustentável.
Outras parcerias – Além da parceria educacional, o Brasil mantém projetos na área de ciência e tecnologia com a Índia. Desde 2003, a cooperação bilateral vem sendo intensificada nos setores espacial, tecnologia da informação e ciências marinhas.
Repórter: Adriane Cunha