Seminário sobre educação e cultura africana forma 500 educadores
O programa Educação e Profissionalização para a Igualdade Racial e de Gênero (Ceafro) realizou, nos dias 20 e 21, em Salvador (BA), o seminário Dimensões da Educação e Cultura Africana: África/Bahia/Brasil. O evento, que fez parte da segunda etapa do projeto Educação para a Igualdade Racial, formou 500 profissionais de educação, ligados à Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) de Salvador e gestores e técnicos do Conselho Regional de Educação (CRE). A iniciativa beneficiará cerca de 190 mil alunos da educação infantil e do ensino fundamental da capital baiana.
Segundo a coordenadora do projeto Escola Plural, que apóia as ações do Ceafro, Lícia Barbosa, o seminário alcançou excelentes resultados, estimulando professores e gestores educacionais a buscar melhor formação para implementar, nas escolas da rede pública, o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana nas disciplinas de português, matemática, geografia, história e artes. “O encontro serviu para aprofundar discussões sobre os valores e o modo de vida africano”, afirma Lícia.
Seminário – Conforme a coordenadora, o seminário também teve o objetivo de aprofundar os fundamentos teórico-metodológicos das Diretrizes Curriculares Municipais para Inclusão da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, reunindo os gestores e gestoras da SMEC para discutir formas de implementação da Lei nº 10.639/03 na prática pedagógica das escolas da rede municipal.
Resultado de parceria entre o Ceafro e a SMEC, o seminário dá continuidade às ações de formação de professores e de mobilização de profissionais de educação. O intuito é fortalecer a prática pedagógica das unidades escolares para implementação do tema Pluralidade Cultural e a inclusão da história e da cultura afro-brasileira e africana no currículo da rede municipal de ensino de Salvador.
O Ceafro é um programa do Centro de Estudos Afro-Orientais (Ceao), da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Para desenvolver o seminário, o programa, por meio do projeto Escola Plural, distribuiu aos participantes um kit de material didático contendo CD, fita de vídeo, textos e fotografias. A medida visa reduzir dificuldades dos educadores na sala de aula para tratar de questões envolvendo desigualdades e gênero.
Repórter: Cristiano Bastos