Escolas brasileiras e argentinas promovem integração regional
A integração regional buscada pelo Mercosul já é realidade em escolas do sul do País. Cerca de 2,5 mil crianças que vivem em cidades fronteiriças entre Brasil e Argentina estão aprendendo mais sobre o país vizinho com o projeto Escolas Bilíngües de Fronteira.
Criado em 2004, o projeto passa agora por uma avaliação dos resultados e das maiores dificuldades. Durante a 5ª Reunião Bilateral, que ocorre em Florianópolis até esta terça-feira, dia 12, também serão definidas as metas para o próximo ano. “Iniciamos um processo de conhecimento mútuo e respeito à diversidade”, disse o coordenador substituto do setor educacional da Assessoria Internacional do MEC, Bruno Sadeck.
Para a coordenadora-geral de políticas de formação da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), Roberta de Oliveira, os maiores obstáculos já foram superados. “Inicialmente, os professores e os alunos estranharam o processo pedagógico. Muitos até saíam de sala porque não se entendiam, mas agora não conseguem mais se ver fora do projeto”, avaliou.
A partir de um modelo pedagógico comum, cinco escolas brasileiras e cinco argentinas promovem um intercâmbio entre professores do primeiro ciclo do ensino fundamental (da primeira à quarta série). Eles vão à escola vizinha para despertar o interesse dos alunos por sua cultura a partir de jogos e brincadeiras. As aulas são ministradas no idioma do professor, com teatro, cantigas de roda, desenhos, vídeos e instrumentos do dia-a-dia, como bola, bonecas e carrinhos. Tudo para colocar o aluno em contato com o conteúdo escolar adequado a sua faixa etária e, ao mesmo tempo, mostrar elementos básicos da cultura do outro país.
Segundo Roberta, os idiomas espanhol e português não são o foco principal das aulas, mas o conhecimento intercultural. “O aprendizado da língua ocorre naturalmente”, afirmou.
A coordenadora local do projeto em São Borja, Rio Grande do Sul, Deise de Farias, revela que, além dos alunos, os professores aprendem muito. “É uma troca. Professores e alunos desenvolvem formas de se comunicar que possibilitam essa integração cultural”, afirmou.
Três cidades gaúchas (Uruguaiana, São Borja e Itaqui), uma de Santa Catarina (Dionísio Cerqueira) e uma do Paraná (Foz do Iguaçu) fazem parte do projeto. Paraguai e Uruguai devem iniciar parceria com o Brasil em 2007. A ampliação do projeto será debatida em março do próximo ano, em Assunção.
Maria Clara Machado
*Republicada com alterações.