Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Encontro discute educação a distância no continente americano
Início do conteúdo da página
Ações internacionais

Capes divulga resultado da seleção para estudantes estrangeiros

  • Quarta-feira, 03 de janeiro de 2007, 14h56
  • Última atualização em Sexta-feira, 11 de maio de 2007, 12h03

Novos estudantes de países em desenvolvimento da América Latina, Caribe, África, Ásia e Oceania realizarão cursos de pós-graduação em instituições de ensino superior brasileiras. Eles receberão bolsas de mestrado e doutorado pelo Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC/PG), que busca ampliar a qualificação de professores universitários, pesquisadores e outros profissionais de ensino superior.

“O programa é importante porque dá a oportunidade de formar recursos humanos que fortalecerão os quadros dos países envolvidos. Com isso, o Brasil contribui para a melhora dos sistemas de pós-graduação e intensifica o intercâmbio científico-educacional”, avalia a assessora da Coordenação-Geral de Cooperação Internacional da Capes (CGCI), Maria Luiza Pereira.

Do total de 350 inscritos, foram selecionados 180, sendo 80 para o doutorado e 100 para o mestrado. Dos 22 países participantes, a Colômbia teve o maior número de contemplados, como na edição de 2005. Os novos alunos foram selecionados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ministério de Ciência e Tecnologia (CNPq/MCT).

As bolsas serão em todas as áreas de conhecimento com programas de pós-graduação que emitam diplomas de validade nacional. Os programas devem ter sido avaliados pela Capes com nível igual ou superior a três. O PEC/PG é uma parceria da Capes e CNPq com apoio do Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores (DC/MRE). (Assessoria de Imprensa da Capes)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página