Programa seleciona bolsistas brasileiros
A expectativa toma conta do jovem Francisco Mendonça Júnior, 19 anos. Ele aguarda ansioso para saber se foi escolhido ou não para participar do Programa Community Colleges 2007/2008. Francisco está no quarto semestre do curso superior de tecnologia em telemática, no Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará (Cefet-CE). Morador da Cidade dos Funcionários, bairro metropolitano de Fortaleza, ele vê essa oportunidade como um meio de aprimorar conhecimentos para sua futura profissão.
Francisco foi um dos 15 brasileiros escolhidos para a seleção final do programa, que vai levar alunos regulares de cursos tecnológicos do Brasil, Egito, Indonésia, Paquistão, África do Sul e Turquia para estudar, aproximadamente, um ano e meio nos Estados Unidos. Os estudantes brasileiros concorrerão com 15 alunos de cada um desses países. Ainda não foi divulgado o número final de bolsistas enviados aos EUA. A expectativa é que o resultado seja anunciado ainda este mês.
Formação — O programa, patrocinado pelo governo dos Estados Unidos, busca fortalecer a formação e a carreira de tecnólogos em países em desenvolvimento. Oferecido no Brasil pela Comissão Fulbright, pretende ser, também, um instrumento de inclusão social e diversidade cultural.
Segundo o diretor executivo da Comissão Fulbright, Luís Loureiro, o objetivo do projeto-piloto é fazer os ajustes necessários para que o programa deslanche nos próximos anos. Mais informações no telefone (61) 3248-8604 ou na página eletrônica da comissão.
Sophia Gebrim