Inscrições abertas para intercâmbio entre Brasil e Argentina
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) abriu inscrições para dois programas de intercâmbio acadêmico com a Argentina. O Capg-BA recebe inscrições até o dia 30 próximo; o Capes-SECyT, até 31 de julho.
O programa de Centros Associados de Pós-Graduação Brasil e Argentina (Capg-BA) é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Políticas Universitárias (SPU), da Argentina, para estimular a parceria acadêmica entre programas de pós-graduação de instituições de ensino superior dos dois países e promover o intercâmbio de professores e alunos.
O programa Capes-SECyT, realizado em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva (SECyT) do país vizinho, estimula, por meio de projetos conjuntos de pesquisa, o intercâmbio de professores e pesquisadores brasileiros e argentinos vinculados a programas de pós-graduação de instituições de ensino superior.
Os dois programas buscam a formação de recursos humanos de alto nível nos dois países, nas diversas áreas do conhecimento. “A meta do Capg-BA é obter, a médio prazo, equivalência de títulos, reconhecimento de créditos cursados, a co-tutela e a co-orientação de estudantes de pós-graduação”, explicou Sérgio Avellar, assessor-técnico de cooperação internacional da Capes. Segundo ele, o SECyT fortalece o intercâmbio de pesquisadores de ambos os países.
Os dois programas são realizados em parceria com o Ministério de Educação, Ciência e Tecnologia, da Argentina. Desde que foi criado, em 1998, o SECyT financiou 132 projetos. O Capg-BA, criado em 2000, já financiou 30 projetos.
As inscrições devem ser feitas nas páginas eletrônicas do Capes-SECyT e do Capg-BA.
Fátima Schenini