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Ações internacionais

Colaboração internacional para educação

  • Segunda-feira, 22 de outubro de 2007, 10h51
  • Última atualização em Sexta-feira, 26 de outubro de 2007, 15h12

Ministro Fernando Haddad participa da 34ª Conferência Geral da Unesco e fala sobre o diálogo Brasil-Europa e as perspectivas para os próximos anos. (Foto: Divulgação)Paris — As conclusões da mesa-redonda de ministros da educação, promovida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), nos dias 19 e 20, em Paris, coincidiram com as propostas defendidas pelo ministro Fernando Haddad. No encerramento do encontro, os 96 dirigentes educacionais presentes destacaram a visão sistêmica da educação, em particular a importância do ensino superior para o ensino básico; a educação inclusiva; a alfabetização vinculada à educação continuada; a importância da formação docente; a expansão da educação técnica e profissional; o respeito à diversidade cultural e ambiental; e o fortalecimento da cooperação internacional em favor da educação.

Durante a reunião, realizada paralelamente à Conferência Geral da Unesco, Haddad propôs três pilares para a melhoria do ensino: a visão sistêmica da educação; o regime de colaboração internacional e o desenvolvimento. Segundo o ministro, o oitavo Objetivo do Milênio — a parceria global para o desenvolvimento — tem sido o menos discutido e implementado. “Apesar disso, esse objetivo é crucial para a realização dos sete outros objetivos, cujo ônus não pode recair exclusivamente sobre os ombros dos países pobres”, disse.

Haddad ressaltou que as parcerias devem ser baseadas na demanda dos países pobres, a partir de suas estratégias nacionais de desenvolvimento, e não baseadas na oferta de países ricos. “O maior desafio deve ser o fortalecimento da capacidade dos países em desenvolvimento para elaborar seus próprios projetos de desenvolvimento integrado e suas próprias políticas públicas”, destacou.

Os vídeos da mesa-redonda estão disponíveis na página eletrônica da  Unesco.

Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação

 

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