Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Encontro discute educação a distância no continente americano
Início do conteúdo da página
Outras

Incentivo à leitura e à escrita no Piauí

  • Quarta-feira, 23 de abril de 2008, 12h29
  • Última atualização em Quinta-feira, 24 de abril de 2008, 14h43

Na Escola Municipal Casa Meio Norte, na periferia de Teresina, todas as crianças aprendem a escrever para se tornarem escritores. Nesta quarta-feira, 23, quando é comemorado o Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais, os alunos da Casa Meio Norte têm muito o que contar.

Ao final de cada ano letivo, textos narrativos, poemas e contos de alunos da primeira à quarta série, produzidos durante todo o ano, transformam-se em pequenos livros. As publicações passam a compor o acervo da biblioteca da escola e servem de material literário para as outras turmas. O foco pedagógico da escola é na leitura e na escrita.

A produção dos livros elaborados pelos alunos é simples. As professoras reúnem os textos escritos a mão e os digitam, ilustram e fazem a encadernação, com espiral. Assim, as obras tornam-se motivo de orgulho para os pais e professoras, que preparam até uma noite de autógrafos quando as publicações ficam prontas.

Outro projeto que incentiva a leitura na Casa Meio Norte é o Ler para Crescer, em que toda sexta-feira a aula é voltada para a literatura infantil. As crianças escolhem livros da minibiblioteca que há em cada sala, lêem e fazem apresentações. Depois, reescrevem a história a sua maneira. Além disso, todos os dias, no início da aula, há o momento da leitura, de 15 minutos, no qual a professora conta uma história da literatura infantil e um estudante é escolhido para fazer o mesmo.

No turno oposto ao das aulas, os alunos ainda têm a chance de participar de oficinas lingüísticas, nas quais lêem textos de Machado de Assis, Olavo Bilac e Cecília Meireles, dentre outros, adaptados pelas professoras para uma linguagem que a criança entenda.

Letícia Tancredi

Leia mais...
Livros gratuitos estimulam a leitura
Olimpíada incentiva leitura e escrita
Leitores festejam o Dia Mundial do Livro
Rodas de leitura melhoram aprendizado
Leitura atrai crianças no Paraná

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página