Jovens discutem saúde e prevenção
Florianópolis — Mais de cem integrantes dos grupos estaduais gestores do programa Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), composto por representantes de jovens, secretarias estaduais de Educação e de Saúde, universidades, organizações da sociedade civil e de sindicatos de professores, participaram no domingo, 22, e nesta segunda-feira, 23, de atividades de formação em Florianópolis. A oficina sobre o uso do kit Eu Preciso Fazer o Teste de Aids?, orientou formadores e multiplicadores.
O kit é composto por um DVD, um CD com os arquivos dos materiais impressos, cópias de questionário sobre vulnerabilidade a infecções por doenças sexualmente transmissíveis (DST), Aids e gravidez e um manual sobre como usar os materiais do programa. Os representantes dos grupos gestores participaram da oficina Árvore do Prazer, descrita no manual, na qual os grupos trocam idéias e discutem experiências.
O questionário do kit, a ser preenchido por jovens do ensino médio de escolas públicas, indicará o grau de vulnerabilidade às doenças sexualmente transmissíveis. Cada estado faz adaptações ao material distribuído. Em São Paulo, por exemplo, os questionários indicam o serviço público de saúde mais próximo da escola para teste de Aids, tratamento e prevenção de doenças e de gravidez não-planejada.
Cerca de 30 jovens participaram da atividade. O elemento lúdico e participativo tornou possível a discussão sobre drogas, que elevam o grau de vulnerabilidade à infecção por DST. “Se anunciássemos uma discussão sobre drogas, a oficina não ia acontecer”, afirma uma jovem formadora. “Em algumas comunidades, é muito difícil ter espaço para falar sobre isso.”
A 3ª Mostra Nacional Saúde e Prevenção nas Escolas será realizada nesta terça-feira, 24, e na quarta, 25, no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Cerca de 250 pessoas vão apresentar 120 experiências selecionadas. Outras 250 serão exibidas por meio de pôsteres.
O programa é uma realização dos ministérios da Educação e da Saúde, da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
* Republicada com alteração de conteúdo
Adriana Maricato