Agenda: UFSC inscreve para mestrado em arquitetura da cidade
Serão abertas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no período de 8 de setembro a 16 de outubro, as inscrições para o mestrado em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade. O objetivo é qualificar profissionais para a pesquisa e a docência, ampliando e aprofundando sua capacidade de intervir na realidade da cidade contemporânea. São quatro linhas de pesquisa: Urbanismo, cultura e história da cidade; Configurações regionais, planejamento urbano e meio ambiente; Habitação e cidade, e Arquitetura da cidade. Criado em agosto de 2005, o mestrado em urbanismo, história e arquitetura da cidade é o segundo e mais recente programa implantado em Santa Catarina na área. O primeiro foi o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PósARQ), também oferecido pela UFSC. Mais informações na página eletrônica www.pgau-cidade.ufsc.br ou pelo telefone (48) 3721-7759.
Curso a distância para profissionais da educação
A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do MEC lançou o projeto Eca na Escola, um curso a distância que capacitará profissionais da educação do ensino fundamental das escolas públicas incluídas no Programa Mais Educação. O conteúdo do curso tratará dos direitos das crianças e adolescentes. A carga horária é de 42 horas, e o profissional poderá realizar o curso nos horários mais convenientes. As inscrições estão abertas até 9 de setembro, no sítio PróMenino. O curso terá duração de 10 de setembro a 9 de dezembro, e ao final o professor deve apresentar um projeto de aplicação prática do conteúdo aprendido.
UFSC escolhe slogan dos 50 anos da instituição
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abriu inscrição para o concurso que escolherá o slogan comemorativo dos 50 anos da instituição. A marca será usada na promoção, divulgação, propaganda e publicações relacionadas com a comemoração. As inscrições são gratuitas, abertas à participação da comunidade interna e externa à UFSC. Devem ser feitas até 18h do dia 15 de setembro, no sítio do evento. A autoria do slogan pode ser individual ou conjunta. A divulgação do vencedor será no dia 16 de setembro, a partir de 10 horas.
Prêmio para professores e escolas tem prazo prorrogado
Experiências pedagógicas bem-sucedidas, criativas e inovadoras darão prêmios a professor e escola, por meio da quarta edição do prêmio Professores do Brasil. O prazo para inscrições foi prorrogado até 30 de setembro. Podem se inscrever docentes da educação infantil e do ensino fundamental e médio que desenvolvam, na rede pública, ações pedagógicas que garantem o aprendizado dos alunos. Cada trabalho selecionado receberá R$ 5 mil. A escola na qual o professor leciona ganhará equipamentos audiovisuais ou multimídia no valor de R$ 2 mil. A quarta edição do prêmio vai contemplar dez professores em cada uma das categorias — educação infantil, séries iniciais do ensino fundamental, séries finais do ensino fundamental e ensino médio. A verba total do prêmio chega a R$ 280 mil. São R$ 200 mil para os professores e R$ 80 mil para as escolas. Mais informações sobre os procedimentos de inscrição e envio dos projetos podem ser obtidas no hotsite (minipágina eletrônica). O formulário que está na página contém as orientações, a partir da identificação do professor e da escola.
Doutorado no Norte, Nordeste e Centro-Oeste
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou edital do Programa de Doutorado Interinstitucional (Dinter) Novas Fronteiras. As instituições de ensino superior (IES), federais ou estaduais, das regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste, e detentoras de programas de pós-graduação stricto sensu credenciados pela Capes, podem enviar propostas, que devem ser apresentadas solidariamente com IES que mantenham programas de pós-graduação com conceito maior ou igual a 5. Para 2009, os recursos são da ordem de R$ 4,5 milhões para apoio às propostas selecionadas. Aproximadamente 30 projetos Dinter deverão ser aprovados. Excepcionalmente, a Capes poderá apoiar propostas de IES localizadas em outras regiões, que demonstrem a necessidade de capacitação de seus docentes. As propostas devem ser apresentadas, por meio eletrônico, até 30 de setembro. Dúvidas e esclarecimentos podem ser encaminhados pelo endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelos telefones (61) 2104-9017/9136.
Consulta pública sobre a Olimpíada de Matemática
Os ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia realizam até 30 de setembro consulta pública para avaliar o impacto da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Os ministérios querem saber dos alunos por que e como participaram, qual a avaliação que fazem da prova e se isso os ajudou a melhorar o desempenho em outras disciplinas. Quanto aos professores, as perguntas abordam o impacto na escola e no desempenho dos estudantes, na prática cotidiana do professor e nas atividades extraclasse. Cada questionário tem de quatro a cinco perguntas. Os questionários estão disponíveis na página eletrônica do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, organização social responsável pela consulta pública.
Projeto reúne casos da vigilância sanitária
Reunir histórias que nascem no cotidiano do trabalho em vigilância sanitária, analisar seus conteúdos e elaborar uma publicação. Esse é o objetivo do projeto Histórias da Visa Real, que pretende contar experiências vivenciadas pelos trabalhadores da área no âmbito da prevenção, eliminação e diminuição dos riscos à saúde. O projeto tem abrangência nacional e é voltado para todos os trabalhadores que atuam ou atuaram nas três esferas de governo: municipal, estadual, federal. Conta com a iniciativa do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária (Cecovisa-Nescon) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e com o apoio da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG). Os relatos devem ser encaminhados por Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., até 30 de setembro. Outras informações pelos telefones (31) 3295-2854, (31) 3409-9673, ou pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Prêmio para textos reflexivos sobre igualdade de gênero
Estudantes de ensino médio, graduação, mestrado e doutorado, além de graduados, especialistas e mestres, podem concorrer às diversas categorias do prêmio Construindo a Igualdade de Gênero. Concorrem redações e artigos científicos. As inscrições estão abertas até 20 de novembro. O objetivo do concurso é estimular a produção científica e a reflexão crítica sobre as desigualdades entre homens e mulheres no Brasil. Veja a íntegra do regulamento no endereço www.igualdadedegenero.cnpq.br.