Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Custo do transporte escolar rural começa a ser definido
Início do conteúdo da página
Pesquisa nacional

Custo do transporte escolar rural começa a ser definido

  • Segunda-feira, 21 de setembro de 2009, 19h28
  • Última atualização em Quinta-feira, 08 de outubro de 2009, 11h10
Foto: Júlio César PaesSerão definidos nesta semana, em Brasília, os municípios que vão fazer parte da pesquisa nacional para apontar o custo do transporte escolar rural em cada localidade do país. Foram convocados para a 1ª Reunião Técnica do Transporte Escolar Rural, que será realizada nesta terça e quarta-feira, os 27 secretários estaduais de educação, prefeitos e secretários municipais representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Unidime) em seus estados.

“A partir de uma listagem prévia de municípios, os participantes da reunião vão apontar quais deverão fazer parte da amostragem em cada um dos cenários, definidos pelo número de alunos transportados na zona rural”, afirma José Maria Rodrigues de Souza, coordenador de transporte escolar do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). “Com a definição da amostragem, poderemos fazer o planejamento para a execução da pesquisa em todo o território nacional”, completa José Maria, que também coordena o Grupo de Trabalho Permanente do Transporte Escolar, do Ministério da Educação.

Durante o encontro, será apresentado o resultado da pesquisa-piloto feita em fevereiro no Ceará, cuja metodologia servirá de base para a ampliação do levantamento para todo o Brasil.

Pesquisa – O objetivo da pesquisa é estabelecer quanto custa para transportar os estudantes das áreas rurais nas diferentes regiões do país. Segundo o coordenador, a definição do custo/aluno será um importante instrumento para a gestão do transporte escolar no país, pois servirá de referência para os termos de cooperação entre estados e municípios e para contratos de prestação de serviço terceirizado realizados pelas prefeituras.
 
 Assessoria de Comunicação Social do FNDE
Assunto(s): transporte escolar
X
Fim do conteúdo da página