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Ensino-aprendizagem

Professora catarinense usa filme infantil como aliado em sala de aula

  • Quarta-feira, 16 de dezembro de 2009, 14h05
  • Última atualização em Quarta-feira, 16 de dezembro de 2009, 14h22
Projeto baseado em O Mágico de Oz ajudou professoras de escola catarinense a trabalhar conteúdos com crianças de cinco e seis anos A inesquecível história da menina Dorothy, que vai parar na fantástica Oz, após a passagem de um tornado, foi o tema escolhido pela professora Patrícia Machado de Freitas, de Florianópolis, para o desenvolvimento de projeto com alunos da educação infantil. O Mágico de Oz: Descobrindo as Surpresas da Estrada de Tijolos Amarelos, colocou Patrícia entre os vencedores da quarta edição do Prêmio Professores do Brasil.

Depois de assistir ao filme, de 1939, com a atriz norte-americana Judy Garland (1922-1969) no papel de Dorothy, Patrícia teve a idéia de aproveitar o tema com seus 25 alunos, de cinco e seis anos de idade, no Núcleo de Educação Infantil Maria Salomé dos Santos. As crianças assistiram ao filme e a um desenho animado em DVD e ouviram a história do livro, escrito em 1900 por L. Frank Baum.

A construção da identidade individual e coletiva, por meio da escrita do nome, a exploração das características físicas das crianças e adultos, as diferentes moradias e tipos de construções existentes, os fenômenos da natureza — ciclones, furacões e tornados — e suas consequências para a população foram alguns dos conteúdos trabalhados durante o desenvolvimento do projeto. Além disso, houve o resgate de sentimentos e valores como amor, amizade, coragem e sabedoria, relacionados aos amigos da Dorothy — o espantalho (cérebro), o leão (coragem) e o homem de lata (coração).

O projeto foi realizado durante todo o ano letivo. Algumas atividades, como a escolha do nome do espantalho, envolveram os 120 estudantes de toda a escola. Patrícia contou com a colaboração de Sílvia Montiel e Geórgia Flores. “As contribuições dessas duas parceiras vieram somar, multiplicar nossas ações no sentido de fazer uma prática pedagógica transformadora”, disse a professora. (Fátima Schenini)


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