Educação integral
Escolas públicas de educação integral, secretarias estaduais e municipais de educação, universidades e institutos federais estão entre os oito tipos de instituições e entidades que receberam do Ministério da Educação um conjunto de cadernos e um CD-rom sobre educação integral.
Enviado entre novembro e dezembro de 2009, o conjunto contém seis cadernos e o CD-rom, com o objetivo de apoiar as atividades escolares em 2010. Conforme dados da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), foram distribuídos 35.805 conjuntos, que contemplam também as 19.309 escolas com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2005 e 2007, as faculdades que têm cursos de licenciatura e aquelas que fazem formação de professores.
Com a oferta de conteúdos, pesquisas, relatos de experiências, o Ministério da Educação tem como objetivos ampliar o debate nacional sobre a educação integral e auxiliar, nas suas práticas, professores, diretores de escolas, gestores dos sistemas de ensino e agentes formadores. O programa de educação integral do MEC – Mais Educação – chegou a 5 mil escolas públicas em 2009 e, em 2010, deve ser ampliado para 10 mil.
Educação integral - Os seis cadernos e o CD-rom abordam os seguintes temas:
Rede de saberes – Dirigido aos professores das escolas que oferecem educação integral. Mostra como a escola pode entrelaçar os conhecimentos curriculares com os saberes tradicionais da comunidade.
Gestão intersetorial no território e Educação integral – Cadernos que motivam e oferecem elementos para debate da educação integral por diretores de escolas e gestores das secretarias de educação.
Redes de aprendizagem – Para diretores de escolas e redes municipais e estaduais. Esse caderno traz uma pesquisa e o relato de 37 experiências escolares realizadas nas cinco regiões do país.
Bairro-Escola: passo a passo – Relata práticas de vivências escolares nas comunidades em Nova Iguaçu (RJ), Vila Madalena, em São Paulo, e em Belo Horizonte.
Escola que Protege: enfrentando a violência contra crianças e adolescentes – Documento produzido pelo MEC em conjunto com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Aborda os conceitos da violência infanto-juvenil e traz relatos e uma pesquisa da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre 15 tipos de violências.
O CD-rom reúne conteúdos dedicados à educação integral produzidos pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), em 2003 e 2006, para uso de educadores, diretores e gestores.
Ionice Lorenzoni
Conjuntos de cadernos e CD apóiam atividades extra-aula

Enviado entre novembro e dezembro de 2009, o conjunto contém seis cadernos e o CD-rom, com o objetivo de apoiar as atividades escolares em 2010. Conforme dados da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), foram distribuídos 35.805 conjuntos, que contemplam também as 19.309 escolas com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2005 e 2007, as faculdades que têm cursos de licenciatura e aquelas que fazem formação de professores.
Com a oferta de conteúdos, pesquisas, relatos de experiências, o Ministério da Educação tem como objetivos ampliar o debate nacional sobre a educação integral e auxiliar, nas suas práticas, professores, diretores de escolas, gestores dos sistemas de ensino e agentes formadores. O programa de educação integral do MEC – Mais Educação – chegou a 5 mil escolas públicas em 2009 e, em 2010, deve ser ampliado para 10 mil.
Educação integral - Os seis cadernos e o CD-rom abordam os seguintes temas:
Rede de saberes – Dirigido aos professores das escolas que oferecem educação integral. Mostra como a escola pode entrelaçar os conhecimentos curriculares com os saberes tradicionais da comunidade.
Gestão intersetorial no território e Educação integral – Cadernos que motivam e oferecem elementos para debate da educação integral por diretores de escolas e gestores das secretarias de educação.
Redes de aprendizagem – Para diretores de escolas e redes municipais e estaduais. Esse caderno traz uma pesquisa e o relato de 37 experiências escolares realizadas nas cinco regiões do país.
Bairro-Escola: passo a passo – Relata práticas de vivências escolares nas comunidades em Nova Iguaçu (RJ), Vila Madalena, em São Paulo, e em Belo Horizonte.
Escola que Protege: enfrentando a violência contra crianças e adolescentes – Documento produzido pelo MEC em conjunto com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Aborda os conceitos da violência infanto-juvenil e traz relatos e uma pesquisa da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre 15 tipos de violências.
O CD-rom reúne conteúdos dedicados à educação integral produzidos pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), em 2003 e 2006, para uso de educadores, diretores e gestores.
Ionice Lorenzoni
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Educação integral