Prevenção do uso de drogas
Participaram da formação professores, coordenadores e gestores de escolas públicas do sexto ao nono ano do ensino fundamental e do ensino médio. O curso, a distância e com apoio de tutores da universidade, aconteceu de 17 de agosto a 31 de dezembro de 2009, com duração de 120 horas.
Conforme dados do Programa de Estudos e Atenção às Dependências Químicas (Prodequi) do Instituto de Psicologia da UnB, dos 25.014 educadores que ingressaram no curso, 14.747 concluíram a formação com êxito, o que representa 59%. Para obter o certificado, os profissionais precisaram cumprir várias tarefas, entre elas, criar nas escolas onde trabalham um núcleo de prevenção do uso de drogas e apresentar o projeto para a UnB.
Mapa – Os 14.747 educadores que serão certificados se distribuem entre as cinco regiões do país. Na região Sul eles somam 5.929, no Sudeste, 5.054, no Nordeste,2.200, no Centro-Oeste, 944 e no Norte, 438. Outros 182 educadores que serão certificados são de escolas indígenas, especiais e quilombolas.
Com esse curso, o MEC e a Senad atendem os objetivos de formar educadores capazes de desenvolver programas de prevenção do uso de drogas, detectar comportamentos de risco na escola, abordar adequadamente crianças e adolescentes e encaminhar alunos e familiares para a rede de serviços existente no município.
Trajetória – Em 2004, o Ministério da Educação e a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, vinculada ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, criaram um projeto-piloto de formação de professores na temática da prevenção do uso de drogas nas escolas públicas. O piloto teve a participação de 5 mil educadores de todas as regiões do país; em 2006, a formação atendeu 20 mil educadores, e em 2009 abriu 25 mil vagas. Desde 2004, o curso é feito em parceria com a UnB.
Ionice Lorenzoni
Curso emite certificados para educadores de todas as regiões
Participaram da formação professores, coordenadores e gestores de escolas públicas do sexto ao nono ano do ensino fundamental e do ensino médio. O curso, a distância e com apoio de tutores da universidade, aconteceu de 17 de agosto a 31 de dezembro de 2009, com duração de 120 horas.
Conforme dados do Programa de Estudos e Atenção às Dependências Químicas (Prodequi) do Instituto de Psicologia da UnB, dos 25.014 educadores que ingressaram no curso, 14.747 concluíram a formação com êxito, o que representa 59%. Para obter o certificado, os profissionais precisaram cumprir várias tarefas, entre elas, criar nas escolas onde trabalham um núcleo de prevenção do uso de drogas e apresentar o projeto para a UnB.
Mapa – Os 14.747 educadores que serão certificados se distribuem entre as cinco regiões do país. Na região Sul eles somam 5.929, no Sudeste, 5.054, no Nordeste,2.200, no Centro-Oeste, 944 e no Norte, 438. Outros 182 educadores que serão certificados são de escolas indígenas, especiais e quilombolas.
Com esse curso, o MEC e a Senad atendem os objetivos de formar educadores capazes de desenvolver programas de prevenção do uso de drogas, detectar comportamentos de risco na escola, abordar adequadamente crianças e adolescentes e encaminhar alunos e familiares para a rede de serviços existente no município.
Trajetória – Em 2004, o Ministério da Educação e a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, vinculada ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, criaram um projeto-piloto de formação de professores na temática da prevenção do uso de drogas nas escolas públicas. O piloto teve a participação de 5 mil educadores de todas as regiões do país; em 2006, a formação atendeu 20 mil educadores, e em 2009 abriu 25 mil vagas. Desde 2004, o curso é feito em parceria com a UnB.
Ionice Lorenzoni
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Prevenção de drogas