Coordenação pedagógica
Para ela, é uma satisfação observar que há espaço para o diálogo e que é possível, apesar das resistências, avançar e construir possibilidades na prática docente ou o reforço de atividades que apresentam resultado positivo. “É fundamental o professor perceber que tem espaço para falar, mas também saber mudar de atitude ao constatar que a opinião dele não é a da maioria ou não leva a uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem”, destaca Ivonir.
Desafios — Entre as maiores dificuldades enfrentadas na coordenação pedagógica, Ivonir cita a troca de professores no decorrer do ano letivo, a resistência a horários para reuniões pedagógicas e a falta de coerência do plano de trabalho com o de estudos. Outros desafios são a falta de recursos pedagógicos de apoio, como laboratórios de ciências e de informática, e de profissionais disponíveis para auxiliar o professor.
“O professor, sozinho, não consegue usar as tecnologias em seu trabalho”, avalia. Para ela, no entanto, a maior dificuldade é a impossibilidade de acompanhar tudo o que acontece no âmbito escolar, pois as atividades burocráticas tomam muito tempo.
Ivonir é responsável pela reativação do Grêmio Estudantil. “Por meio dele, percebo como está o trabalho em sala de aula, as relações com os colegas e a organização dos estudantes em busca da realização de objetivos”, salienta. Alunos da quarta série do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio (diretoria e colaboradores) participam da agremiação.
Fátima Schenini
Saiba mais no Jornal do Professor
Professora gaúcha sonha com avanços na prática docente
Para ela, é uma satisfação observar que há espaço para o diálogo e que é possível, apesar das resistências, avançar e construir possibilidades na prática docente ou o reforço de atividades que apresentam resultado positivo. “É fundamental o professor perceber que tem espaço para falar, mas também saber mudar de atitude ao constatar que a opinião dele não é a da maioria ou não leva a uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem”, destaca Ivonir.
Desafios — Entre as maiores dificuldades enfrentadas na coordenação pedagógica, Ivonir cita a troca de professores no decorrer do ano letivo, a resistência a horários para reuniões pedagógicas e a falta de coerência do plano de trabalho com o de estudos. Outros desafios são a falta de recursos pedagógicos de apoio, como laboratórios de ciências e de informática, e de profissionais disponíveis para auxiliar o professor.
“O professor, sozinho, não consegue usar as tecnologias em seu trabalho”, avalia. Para ela, no entanto, a maior dificuldade é a impossibilidade de acompanhar tudo o que acontece no âmbito escolar, pois as atividades burocráticas tomam muito tempo.
Ivonir é responsável pela reativação do Grêmio Estudantil. “Por meio dele, percebo como está o trabalho em sala de aula, as relações com os colegas e a organização dos estudantes em busca da realização de objetivos”, salienta. Alunos da quarta série do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio (diretoria e colaboradores) participam da agremiação.
Fátima Schenini
Saiba mais no Jornal do Professor
Assunto(s):
prática docente
,
coordenação pedagógica