Projeto da UFMT forma professores em Mato Grosso
O Núcleo de Educação Aberta e a Distância (Nead), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), formou 77 alunos de várias cidades do estado. Os alunos são professores da rede pública de ensino que concluíram o curso de licenciatura em pedagogia para os anos iniciais do ensino fundamental. A solenidade de colação de grau, no Teatro Universitário, no campus de Cuiabá, reuniu formandos de Apiacás, Alta Floresta, Carlinda, Colíder, Itaúba, Nova Bandeirantes, Nova Canaã do Norte, Sorriso, Alto Paraguai, Campo Novo dos Parecis, Diamantino, Nortelândia, Nova Maringá, São José do Rio Claro, Sapezal, Tapurah, Novo Horizonte, Tababorã e Juara.
O reitor da UFMT, Paulo Speller, ressaltou o papel da educação como fator de desenvolvimento e de superação das desigualdades sociais, da pobreza e violência. Segundo ele, o Nead é um processo de qualificação profissional que beneficia o sistema de educação e os alunos de escolas públicas. Ele destacou a importância das parcerias com o governo do estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e das prefeituras.
A UFMT é a única instituição federal de ensino superior na região. O Nead foi criado em 1992 para desenvolver programas e projetos de formação e de pesquisas nessa modalidade. Ligado ao Instituto de Educação, o núcleo desenvolve o Programa Interinstitucional de Qualificação Docente desde 1995. São ações voltadas à profissionalização dos professores, numa parceira entre a Seduc, UFMT e Universidade do Estado de Mato Grosso. O programa pretende profissionalizar, até 2011, todos os professores dos sistemas estadual e municipais de educação no estado.
Orientadores – O Nead atende professores de 49 municípios, nos pólos de Diamantino, Colíder, Juína, Juara e Terra Nova. São professores de pedagogia, letras, história, geografia, matemática, biologia, física, química e educação física. Técnicos da Seduc e 128 orientadores acompanham 2.219 alunos da licenciatura plena em educação básica, da 1ª a 4ª séries.
O programa é integrado ao Centro de Aprendizagem e Formação de Recursos Humanos em Educação a Distância (Cearenad), composto pela Télé-Université du Quebec, Pontifícia Universidad Católica de Chile, Universidad Estatal a Distancia de Costa Rica, Escola Superior de Formação de Professores do Senegal e Instituto de Formação de Professores das Ilhas Maurício.
Repórter: Sonia Jacinto, com informações da Assessoria de Imprensa da UHMT