Bairro-Escola transforma espaços ociosos
Implantar o ensino em tempo integral num município requer muitos desafios que podem ser alcançados sem recursos excedentes, mas com muita disposição do governo local. Esta é a opinião da coordenadora-geral do Programa Bairro-Escola, de Nova Iguaçu (RJ), Maria Antonia Goulart. “A idéia de aproveitar espaços ociosos dos bairros demanda muitos conflitos com a comunidade, ONGs e empresários. Mas, com muito trabalho, conseguimos implantar um projeto que mobilizou os moradores de Nova Iguaçu”, diz.
O Bairro-Escola foi apresentado aos secretários municipais de educação das 106 maiores cidades do país nesta sexta-feira, 3, em Brasília. Segundo Goulart, o programa procura espaços ociosos na cidade para transformá-los em ambientes educativos. Locais como igrejas, parques, praças, clubes e academias de ginástica são usados diariamente pelos alunos. “A gente se adapta ao que é possível em cada bairro”, explica.
Em Nova Iguaçu, secretarias de oito áreas e três empresas públicas estão envolvidas no trabalho. Criado há um ano, o projeto é desenvolvido em 20 bairros e oferece educação em horário integral em 32 escolas de ensino fundamental.
Flavia Nery
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