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PDE

Roraima recebe Caravana da Educação

  • Quarta-feira, 14 de novembro de 2007, 16h06
  • Última atualização em Segunda-feira, 19 de novembro de 2007, 17h40

Com a chegada da Caravana da Educação em Roraima, nesta segunda-feira, 19, o ministro da Educação, Fernando Haddad, conclui a visita a todos os estados do Norte e Nordeste para o lançamento do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). A visita a Boa Vista complementa o atendimento preferencial do MEC aos 18 estados das regiões com os índices educacionais mais baixos do país.

O Ministério da Educação e o governo de Roraima convidaram os prefeitos dos 16 municípios para o lançamento das ações do PDE. O ministro Fernando Haddad, a secretária de Educação Básica, Maria do Pilar Lacerda, o governador do estado, Ottomar de Sousa Pinto, e dirigentes do MEC estarão no Espaço Cultural, na Praça Cívica, na capital, Boa Vista, para discutir as metas do PDE com representantes do governo estadual e das prefeituras.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no estado — 3,5 nas primeiras séries do ensino fundamental — ainda está abaixo da média nacional, de 3,8. O indicador estabelece escala de zero a dez e mede a qualidade da educação. Dos dez municípios que tiveram a qualidade do ensino avaliada pelo Ministério da Educação, nove foram classificados como de atendimento prioritário.

A Caravana da Educação vai a Roraima para garantir a adesão do governo estadual e das prefeituras ao plano de metas do compromisso Todos pela Educação, que orienta as ações do PDE. Segundo as expectativas, até o ano do bicentenário da Independência do Brasil, em 2022, Roraima deve atingir nota 5,7 no Ideb.

Ao aderir ao plano de metas, governo e prefeituras comprometem-se a seguir as 28 diretrizes previstas no compromisso, que estabelece medidas como a alfabetização de todas as crianças até a idade máxima de oito anos e o acompanhamento de cada aluno.

Assessoria de Comunicação Social

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Republicada com alteração de informações

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
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