Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Nova versão é lançada na comemoração dos nove anos
Início do conteúdo da página
Portal de Periódicos

Nova versão é lançada na comemoração dos nove anos

  • Quinta-feira, 12 de novembro de 2009, 12h43
  • Última atualização em Quinta-feira, 12 de novembro de 2009, 12h45
O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) completou nove anos esta semana. A data foi comemorada na quarta-feira, 11, em Brasília, com o lançamento da nova versão, já à disposição das universidades federais — em caráter experimental, o acesso foi liberado, em outubro, para 12 universidades. A partir do próximo ano, o novo portal estará à disposição das instituições federais, estaduais e particulares de educação superior que tinham acesso à versão anterior.

Criado em 2000, o Portal de Periódicos da Capes oferece a professores, pesquisadores, funcionários e alunos de 308 instituições de ensino e pesquisa de todo o Brasil o acesso a informações científicas atualizadas. Estão disponíveis mais de 21,5 mil títulos com artigos completos, cerca de 150 mil livros, 126 bases referenciais, seis bases de patentes, estatísticas, enciclopédias e normas técnicas.

“Saltamos para mais de 21 mil títulos e 150 mil livros. Temos coisas extraordinárias, como a enciclopédia britânica, que permite ao usuário entrar em museus de todo mundo”, afirmou o presidente da Capes, Jorge Guimarães. “Não estamos sós nesta empreitada. Estamos com reitores, pesquisadores e toda a comunidade acadêmica e científica.”

Para o diretor de programas e bolsas da Capes, Emídio Cantídio, a reformulação do portal era uma necessidade, em razão do crescimento das bases de dados às quais o portal dá acesso. “O simples uso, como era feito, não estava mais conveniente. Foi determinado que buscássemos a modernidade para o portal e, agora, temos isso em forma de uma nova ferramenta de busca”, afirmou.

Assessoria de Imprensa da Capes
X
Fim do conteúdo da página