RJ terá primeiro programa de pós-graduação em oncologia
As atividades do primeiro programa de pós-graduação do Instituto Nacional do Câncer (Inca) começam hoje, 17, com a presença do presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes/MEC), Jorge Guimarães. Ele fará conferência com o tema Pós-Graduação nas Áreas de Saúde: realidade e perspectivas, às 14h, na sede do Inca, no Rio de Janeiro.
O programa foi recomendado pela Capes em novembro do ano passado com conceito 5. Em fevereiro, a coordenação do programa abriu as inscrições. Foram selecionados dez estudantes para o mestrado e sete para o doutorado. O objetivo dos dois cursos é desenvolver pesquisas clínicas, como ensaios para testes de novas drogas e combinações para o combate aos diversos tipos de câncer. Além disso, serão incentivados estudos na área de epidemiologia.
Qualidade - Esse é o terceiro programa em oncologia do país. Os outros dois estão localizados em São Paulo, no Hospital do Câncer (Fundação A. C. Camargo) e na Universidade de São Paulo (USP). O representante de avaliação da área de Medicina I da Capes, Emanuel Burdmann, disse que o programa oferece qualidade com excelência em produção científica.
Adriane Cunha