Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Educação superior

Programas de residência médica têm prazo para propor bolsas

  • Quarta-feira, 25 de novembro de 2009, 18h36
Termina na próxima segunda-feira, 30 de novembro, o prazo para apresentação de propostas ao Edital I do Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas (Pró-Residência). O edital selecionará propostas para concessão de 1 mil bolsas em programas de residência médica já existentes e também em novos programas que dependam exclusivamente das bolsas para iniciar as atividades, desde que as demais condições estejam asseguradas, em consonância com a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) do MEC.

Podem participar hospitais universitários federais, hospitais de ensino e secretarias estaduais e municipais de saúde, preferencialmente (mas não exclusivamente) das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e que desenvolvam programas de residência médica nas especialidades básicas e naquelas consideradas prioritárias no âmbito das áreas de intervenção em saúde mental, urgência ou emergência, atenção oncológica, atenção primária em saúde, saúde da mulher e da criança e atenção ao idoso. A divulgação dos projetos aprovados está prevista para 11 de dezembro.

Lançado pelos Ministérios da Educação e da Saúde em outubro, o Pró-Residência prevê a ampliação da oferta de bolsas de residência médica em especialidades e regiões prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Também estão abertas as inscrições para o Edital II do Pró-Residência, destinado à seleção de propostas para aprimoramento de programas de residência médica já existentes e para abertura de novos programas em áreas básicas e prioritárias. O prazo de apresentação de propostas ao Edital II vai até 31 de janeiro de 2010.

Assessoria de Comunicação Social

Confira os editais:
Edital Pró-Residência I
Edital Pró-Residência II
X
Fim do conteúdo da página