Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Catálogos nacionais dos cursos superiores de Tecnologia e dos cursos técnicos
Início do conteúdo da página

Catálogos Nacionais dos Cursos Superiores de Tecnologia e dos Cursos Técnicos

Para organizar e orientar a oferta de cursos superiores de tecnologia e de cursos técnicos, o Ministério da Educação criou os catálogos nacionais. Lançado em 2006, o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia é um guia de informações sobre o perfil de competências do tecnólogo. Ele apresenta a carga horária mínima e a infra-estrutura recomendada para cada curso.

O catálogo também serve de base para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e para os processos de regulação e supervisão da educação tecnológica. Em 2007, foi possível aplicar o Enade a alunos de cursos superiores de tecnologia. O instrumento foi inspirado nas diretrizes curriculares nacionais e em sintonia com a dinâmica do setor produtivo e as expectativas da sociedade.

Já o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, cuja elaboração se iniciou em 2007, facilita a consulta dos estudantes diante da quantidade de cursos ofertados. O catálogo agrupa os cursos em formato e linguagem simples, de acordo com as características científicas e tecnológicas de cada um. Para cada perfil de formação, sintonizado com o mundo do trabalho, o catálogo apresenta uma descrição do curso. As informações englobam atividades do perfil profissional, possibilidades de atuação e estrutura mínima recomendada.

Os documentos são referência para estudantes, educadores, instituições de ensino tecnológico e público em geral.
X
Fim do conteúdo da página