Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Docência universitária é tema de publicação periódica do Inep
Início do conteúdo da página
Educação profissional e tecnológica

MEC inaugura campus do Instituto Federal da Paraíba em Santa Rita

  • Terça-feira, 10 de dezembro de 2019, 18h34

Foram investidos R$ 11 milhões para a construção de 16 salas de aula, laboratórios especializados, bloco acadêmico e administrativo


O recém-inaugurado Campus Santa Rita, do Instituto Federal da Paraíba (Foto: Diego Dubard/MEC)


Bianca Estrella, do Portal MEC

O município de Santa Rita, localizado na região metropolitana de João Pessoa (PB), acaba de receber um campus do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Os 252 estudantes, corpo docente e funcionários do IFPB na cidade passam a usufruir do novo espaço já no início de 2020. Foi um investimento de mais de R$ 11 milhões para a construção de 16 salas de aula, laboratórios especializados, bloco acadêmico e administrativo.

A nova estrutura com mais de 5 mil metros quadrados foi inaugurada pelo Ministério da Educação (MEC) nesta terça-feira, 10 de dezembro. A solenidade oficial contou com a presença do secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, Ariosto Antunes, do reitor do IFPB, Nicácio Lopes, e do diretor-geral do campus, Sabiniano Araújo.

Segundo Ariosto Antunes, o novo campus é “mais que um espaço de aprendizagem”. “É um espaço no qual vamos buscar o desenvolvimento integrado, o desenvolvimento local, ao fomentar o capital humano”, disse. Em sua fala, Nicácio Lopes complementou: “Santa Rita é um terreno fecundo de talentos, de muitos jovens”.

Santa Rita possui um parque industrial desenvolvido, com usinas de cana de açúcar, águas minerais e indústria de alimentação. O município é a quarta maior economia do estado da Paraíba. O campus Santa Rita, porém, funcionava de forma provisória em um prédio emprestado. Nele, são ofertados cursos técnicos de informática e meio ambiente. A unidade possui também grupos de pesquisa e extensão em inovação.

De acordo com o diretor-geral do campus, Sabiniano Araújo, 90% dos alunos do campus são moradores de Santa Rita. “Vamos suprir uma grande demanda por profissionais qualificados que moram no município. Muitas vezes as empresas querem contratar profissionais da cidade e não os encontra bem qualificados. Teremos agora um equipamento de extrema qualidade para o desenvolvimento da educação profissional no município”, descreveu.

IFPB – O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) é uma instituição especializada na oferta de educação profissional e tecnológica. Referência em ensino profissional no estado da Paraíba, o IFPB conta com 22 unidades espalhadas em todo estado, entre campus, campus avançado e campus em fase de implantação.


10/12/2019 - Mec inaugura campus Santa Rita do IFPB - Fotos: Diego Dubard/MEC

X
Fim do conteúdo da página