Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Celpe-Bras

Confira o resultado da prova de proficiência em português

  • Sexta-feira, 13 de dezembro de 2019, 12h21

Exame foi realizado entre 16 e 19 de outubro por 5.250 inscritos em 107 postos, no Brasil e no exterior


Os participantes do segundo exame do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa (Celpe-Bras) podem conferir os resultados na edição desta sexta-feira, 13 de dezembro, do Diário Oficial da União (DOU). As notas individuais estão disponíveis para consulta no Sistema Celpe-Bras.

Para emitir o certificado de proficiência em língua portuguesa, o participante deve alcançar, no mínimo, o nível intermediário nas duas partes do exame (oral e escrito):

  • Nível avançado superior (4,26 a 5,00 pontos)
  • Nível avançado (3,51 a 4,25 pontos)
  • Nível intermediário superior (2,76 a 3,50 pontos)
  • Nível intermediário (2,00 a 2,75 pontos)
  • Sem certificação (0,00 a 1,99 pontos)

O exame foi realizado entre os dias 16 e 19 de outubro por 5.250 inscritos em 107 postos, sendo 42 no Brasil e 65 no exterior. A aplicação é semestral e feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com apoio do Ministério da Educação (MEC) e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores.

O certificado digital, com o respectivo nível de proficiência, pode ser emitido e ter sua autenticidade verificada eletronicamente no Sistema Celpe-Bras, que fica dentro do portal do Inep.

Celpe-Bras – O Celpe-Bras é o exame brasileiro oficial para certificar proficiência em português como língua estrangeira. As provas são realizadas em postos aplicadores, como instituições de educação superior, representações diplomáticas, missões consulares, centros e institutos culturais, e outras instituições interessadas na promoção e na difusão da língua portuguesa.

Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep

X
Fim do conteúdo da página