Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Pesquisas e dados

MEC distribuirá apostilas das provas do Enem

  • Terça-feira, 09 de agosto de 2005, 15h46

O Ministério da Educação irá distribuir 15 mil apostilas no estado do Rio de Janeiro com as últimas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado no dia 25 de setembro. Serão ministradas aulas públicas preparatórias nos municípios de Campos, Nova Iguaçu, Araruama, Valença e Rio de Janeiro, entre os dias 19 e 26 de agosto, as quais têm por objetivo apresentar as provas aos candidatos que irão fazer o exame pela primeira vez.

Para o coordenador-geral do Exame Nacional do Ensino Médio, Dorivan Ferreira, o Enem é diferente do vestibular porque não prioriza a classificação do candidato e sim a inteligência do mesmo. “A participação do indivíduo é voluntária, onde ele pode auto-avaliar seus conhecimentos, valorizando o pensar e a resolução de problemas”, explica.

Dorivan Ferreira adianta que a prova contém itens interdisciplinares, mas que também cobra conteúdos que estão inseridos no contexto da vida diária. Segundo ele, os objetivos do exame são auto-avaliação, forma de ingresso nos cursos de graduação e seleção para o mercado de trabalho.

Segundo o representante do MEC no Rio de Janeiro, William Campos, que participará das aulas como professor de história, a prova é muito centrada em português e interpretação de texto. Assim como no ano passado, o Enem será pré-requisito para o Programa Universidade para Todos (ProUni).

Exame – O Enem tem a participação de aproximadamente quatro milhões de estudantes, sendo aplicado em 727 municípios do Brasil. Além de português, matéria prioritária para o exame, também haverá aulas de matemática, física, química, biologia, história e geografia.

Estão previstas as presenças do presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), Eliezer Pacheco, e do secretário executivo adjunto do MEC, Ronaldo Teixeira da Silva, que darão dicas sobre a relação entre Enem, Fies e  ProUni.

Os interessados em participar das aulas, devem estar inscritos no Enem e podem garantir a sua vaga até o dia 18 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (21) 2240-7044, ou na Representação do Ministério da Educação no Rio de Janeiro, que fica na Rua da Imprensa nº 16, 16º andar, Centro.

Repórter: Cristiano Bastos

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página